Comunidade emigrante ajudou vítimas dos incêndios

claifor4

Os incêndios que ocorreram na Madeira no mês de agosto de 2016 deixaram muitas centenas de pessoas com grandes dificuldades, em especial na freguesia do Monte, onde grande número casas foram destruídas por completo, causando elevada consternação.
Logo uma onda de solidariedade começou a surgir com diversas iniciativas de apoio aos que tudo perderam ou que ficaram em situação deveras preocupantes.
Uma vez mais os emigrantes madeirenses mostraram solidariedade para com os seus conterrâneos e realizaram eventos de angariação de verbas para socorrer as vítimas dos incêndios.

calif2
Muitas pessoas participaram no jantar convívio para angariação de fundos.

Abílio de Sousa, natural da freguesia das Achadas da Cruz, é emigrante, há mais de 40 anos, na Califórnia, Estados Unidos da América e é um grande dinamizador de iniciativas que visem socorrer os que sofrem. No ano de 2010 através da realização de um jantar convívio na América conseguiu uma elevada verba que posteriormente foi aplicada na compra de diversos produtos que foram pessoalmente entregues na freguesia do Monte às famílias atingidas pelas cheias ocorridas nesse ano.
Agora voltou a demonstrar toda a sua enorme solidariedade ao promover no pretérito mês de novembro um jantar em Newark, América, que reuniu grande número de emigrantes portugueses e também de outras nacionalidades e norte americanos.Com a colaboração de muitas pessoas que ofereceram diversos serviços e produtos, o jantar rendeu a importância de 35 mil 441 dólares e 88 cêntimos, ou seja 32 mil 400 euros.

Tal como em 2010 o senhor Abílio Sousa entregou as verbas à Conferência de São Vicente de Paulo da paróquia de Nossa Senhora do Monte que a aplicou na aquisição de mobílias, eletrodomésticos e cabazes de compras como era desejo dos ofertantes.
As entregas nas casas onde residem as pessoas afetadas pelos incêndios têm decorrido na semana passada e nesta semana com a participação da D. Lobélia Rebolo, elemento daquela Conferência Vicentina e do senhor Abílio de Sousa e têm sido registadas em fotos e vídeos para que todos os que, na Califórnia, contribuíram para este ato de solidariedade possam verificar  quanto bem fizeram e que todo o dinheiro conseguido foi aplicado na íntegra e do melhor modo.

claifor4
Abílio de Sousa tem realizado importante serviço de apoio aos que mais necessitam.

Como refere o Sr. Abílio Sousa, «a alegria e a comoção que se têm verificados nas pessoas que têm recebido os donativos é o melhor agradecimento que podemos ter, pois sabemos que o nosso esforço veio transformar para melhor  a vida de muitas pessoas das mais diversas idades».
Também a D. Lobélia Rebolo salienta que «as Conferências de São Vicente de Paulo têm como missão ajudar o que mais necessitam, fazendo tudo de modo discreto. A oferta que nos chegou da América foi uma excelente oportunidade para colocarmos em prática a nossa missão solidária. A todas as pessoas que contribuíram para este grande gesto de caridade vão os agradecimentos de toda a comunidade paroquial do Monte. Que Deus os continue a ajudar».
Também o Pe. Giselo Andrade, pároco do Monte tem, por diversas vezes tem destacado o valor deste ação materializada pelo senhor Abílio Sousa a quem agradece todo o bem que tem proporcionado a um grande número de pessoas.
A solidariedade feita sem grandes alardes continua a ser uma realidade.