
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que tomou posse esta quarta-feira em Lisboa, vem dar posse ao novo responsável pela Ordem na Região, o presidente do Conselho Médico, Pedro Freitas, numa cerimónia que deverá ocorrer a 21 ou 22 de fevereiro, sendo que a data definitiva está a ser acertada entre os novos responsáveis.
Pedro Freitas esteve presente na posse do bastonário e está a estabelecer contactos relativos ao cargo que passará a ocupar e tendo em vista ultimar pormenores da posse no Funchal. Lembre-se que o médico venceu as eleições para a Ordem, na Região, com 232 votos contra os 189 de França Gomes, o outro candidato.
O bastonário Miguel Guimarães já definiu algumas das prioridades para o seu mandato, referindo nomeadamente um travão à saída de médicos do país e, ainda, a redução dos “numerus clausus” de Medicina como meio para evitar comprometer a qualidade da formação médica.
Os tempos mínimos de consulta, para que os doentes sejam atendidos convenientemente, alterando o quadro atual que aponta para casos em que os médicos atendem com consultas de 10 minutos, o que “é manifestamente pouco”, foi outro dos assuntos abordados, além de ter manifestado a sua discordância relativamente a restrições aos patrocínios da indústria farmacêutica a médicos e hospitais.
Por outro lado, Miguel Guimarães, em entrevista ao PÚBLICO, mostrou-se recetivo a estudar o potencial terapêutico da cannabis
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





