Presidente da Câmara Municipal de Machico propõe geminação na Austrália

franco1

Decorreu nesta sexta, na Austrália, um encontro entre o presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, e representantes de um conjunto de municípios desta cidade, onde residem grande parte da comunidade madeirense, entre eles muitos machiquenses, designadamente Ashfield, Leichhardt e Petersham. Estes mesmos municípios passam neste momento por um processo de fusão administrativa, razão pela qual ainda não existem órgãos locais eleitos e sim uma comissão administrativa.

Neste encontro o edil machiquense, acompanhado pelo Cônsul Geral de Portugal em Sydney, Paulo Domingues e pelo Conselheiro das Comunidades Madeirenses na Austrália, José Góis, apresentou cumprimentos às individualidades dos referidos municípios, entre os quais o administrador Richard Pearson’s, Sam Iskandar, ex-prefeito de Marrickville e Namoi Bower Coordenadora de Artes e Desenvolvimento Cultural.

Das várias matérias abordadas neste encontro, Ricardo Franco incidiu de maneira mais aprofundada na necessidade de um relacionamento mais estreito entre o Município de Machico e aquela entidade autárquica que, após a aludida fusão, tiver a responsabilidade de representar a localidade onde existe a maior comunidade de emigrantes oriundos de Machico. Neste contexto, o chefe co executivo camarário machiquense lançou o desafio para um acordo de geminação entre as duas autarquias, possibilidade que os autarcas australianos consideraram como muito viável, tendo em conta a importância e a forma como os madeirenses são respeitados por aquelas paragens. Desta forma, pode olhar-se para o aprofundamento das relações bilaterais como uma necessidade com um enorme potencial ao nível social, cultural, turístico e económico que, certamente, confluirá em benefício comum.

Na oportunidade Ricardo Franco dirigiu um convite aos seus homólogos australianos para visitarem Machico e conhecerem a Ilha da Madeira, uma possibilidade que será discutida e decidida oportunamente.

Neste encontro, foi ainda suscitado um tema de grande interesse para a comunidade portuguesa ali residente, que versou sobre a possibilidade da autoridade autárquica local considerar a disponibilização de um terreno ou de um edifício para a construção/funcionamento de um centro de dia, destinado aos idosos da comunidade em Sydney.

Este foi o último dos contactos institucionais realizados pelo presidente da Câmara Municipal de Machico, antes do seu regresso à Madeira.