Obras na lota do Porto Moniz prontas em junho

(Foto DR)
(Foto DR)

As obras de remodelação da lota do Porto Moniz estão a decorrer a bom ritmo, estando a conclusão prevista para meados deste ano.

Os trabalhos iniciaram-se em dezembro último e tudo aponta para que aquele posto de receção de pescado esteja operacional já a partir de junho, cumprindo o prazo estipulado no contrato da empreitada (180 dias).

Uma intervenção prioritária, no entender das autoridades regionais, visto que não eram efetuados melhoramentos naquele equipamento há muitos anos, concretizando agora reivindicações antigas dos pescadores.

(Foto DR)
(Foto DR)

As obras previstas no antigo edifício passam pela melhoria das acessibilidades, requalificação dos arredores e modernização das instalações sanitárias e balneários. A instalação de uma máquina de gelo e de uma câmara de refrigeração permitirão ainda que aquele equipamento passe a dispor de condições modernas e adequadas aos atuais parâmetros de qualidade do sector, prestando assim um apoio mais eficaz às embarcações de pesca que operam a norte da ilha da Madeira e contribuindo para o reforço desta atividade económica.

(Foto DR)
(Foto DR)

A lota requalificada incluirá também um refeitório, um novo espaço que permitirá aos funcionários melhores condições de trabalho.

Enquanto decorre o período de obras, os serviços de receção estão provisoriamente a funcionar num anexo, assegurados por um funcionário da Direção Regional de Pescas.

(Foto DR)
(Foto DR)

A lota do Porto Moniz está apta a receber todo o tipo de pescado, mas de entre as espécies mais expressivas ali descarregadas, em termos de quantidade, são de destacar as lapas, o peixe-espada-preto e o peixe fino.

O posto de receção encontra-se inserido num dos portos estratégicos da Região para o sector das pescas. Dada a sua posição geográfica, esta estrutura assume-se fundamental no apoio aos barcos que operam a norte do arquipélago, não só para a descarga de pescado, mas também no abastecimento de gelo e na situação de abrigo, em caso de mau tempo.

(Foto DR)
(Foto DR)

A obra de remodelação do posto de receção de pescado do Porto Moniz é da tutela da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e representa um investimento global de 250 mil euros.