Henrique Teixeira: “Recordo-me com saudades, dos momentos prazerosos e de boa disposição com que privei com Hurt”

henrique-teixeira
Henrique Teixeira e John Hurt no Fantasporto em 2005. Foto facebook

Morreu o ator britânico John Hurt, que ficou ainda mais conhecido pela sua participação na saga Harry Potter. Mas John Hurt foi mais do que isso e o cinéfilo madeirense Henrique Teixeira traça para o Funchal Notícias o seu perfil:

“John Hurt, actor britânico participou em mais de 200 filmes e séries de televisão. Do vastíssima filmografia, ficam registadas na minha memória as notáveis actuações em filmes tão dramáticos quanto singulares, como “O Homem Elefante” de David Lynch, que lhe passou a chamar “o melhor actor do mundo” ou de “imortal” nas palavras de Mel Brooks e do filme “O Expresso da Meia Noite”, filmes que, aliás, lhe valeram duas nomeações aos Oscares.

Em “Alien –O Oitavo Passageiro”, protagonizou uma das cenas que marcam a História do Cinema e mais recentemente vimo-lo na saga “Harry Porter” onde protagonizou o papel do excêntrico Mr. Ollivander.

A lista de títulos e que lhe valeram igual número de prémios é interminável mas não posso deixar de ressalvar alguns mais como: “O Espião Que Sabia Demais”, “Jackie”, “1984”, “Um Homem Para a Eternidade”.

Tive a honra e enorme prazer em conhecê-lo nos festejos da 25.ª edição do festival Fantasporto. Homem grandioso pela simplicidade do ser que era, recordo-me com saudades, dos momentos prazerosos e de boa disposição com que privei com Hurt.

É sem duvida, um dos mais carismáticos actores britânicos e que agora desaparece. Morreu Sir John Hurt, título recebido pela Rainha Isabel II em 2015 e a terra deixou de poder privar com esta estrela mas o céu ganha mais uma”.