Câmara do Funchal aprova reabilitação de casa no Socorro

socorro2A resolução passou despercebida mas foi aprovado por unanimidade, em reunião de câmara, o projeto de reconstrução e ampliação da moradia existente na Calçada do Socorro n.º2 e 4, junto ao Largo do Socorro e da Forca.

Trata-se de um imóvel devoluto, sobranceiro à escarpa das praias do Toco e Barreirinha que ganhará nova vida.

calcada-socorro2O prédio encontra-se na área de proteção à Zona Velha e classificada da cidade do Funchal e, no que tange ao PDM, está em zona central predominantemente habitacional e Domínio Público hídrico Marítimo (DPM).

A recuperação mantém a traça, os materiais e as técnicas construtivas e terá uma penthouse. A reabilitação do imóvel passa ainda pela demolição de um pequeno “balcão” para construção de uma piscina e pela demolição da garagem para construir aí um novo edifício de apoio à moradia principal.

A construção estende-se até à falésia e o imóvel terá uma sala fitness.

O rochedo será limpo, tratado e preparado e as suas condições atuais serão avaliadas por geólogos para verificar da capacidade de suportar as fundações e implementação da piscina.

calcada-socorroA recuperação mereceu parecer favorável por parte da Direcção Regional da cultura (DRC).

Também foi favorável o parecer da DROTA (Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente) em relação à construção junto à crista da arriba alcantilada embora a DROTA inste a proprietária do imóvel a requerer a regularização da ocupação não titulada do DPM.