Alunos da ‘Francisco Franco’ promovem palestra sobre análise sensorial dos alimentos

 

 

esff

No âmbito do curso Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar, a Escola Secundária de Francisco Franco promove amanhã, pelas 10 horas, na Sala de Sessões, a palestra “Análise Sensorial de Alimentos” com a presença de Ana Cristina Franco, licenciada em Engenharia Alimentar.

A segurança alimentar dos produtos disponíveis para o consumo humano é fundamental como garante da saúde dos cidadãos, salienta a Escola Francisco Franco.

A acção de sensibilização terá duas partes: uma palestra dirigida a todos os interessados, seguindo-se uma parte experimental dedicada essencialmente aos alunos do curso Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar.

A Análise Sensorial de Alimentos, esclarece o citado estabelecimento de ensino, inclui um conjunto de procedimentos, pelos quais um alimento tem de passar, até ser disponibilizado para consumo público. Esta análise utiliza os sentidos humanos para avaliar as características ou atributos de um produto. É desempenhada por equipas qualificadas para analisar as características organolépticas de um alimento. É avaliada a procedência e selecção da matéria-prima a ser utilizada num novo produto, o efeito de processamento, a qualidade da textura, o sabor, a reacção do consumidor, entre outros factores.

esff2

No curso Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar, os alunos trabalham as questões de segurança alimentar nas suas variadas áreas, desde a implementação do Sistema de Controlo de Pontos Críticos na Cadeia Alimentar (HACCP) às Análises Microbiológicas, Bromatológicas e Físico-Químicas, a que os alimentos estão sujeitos no sentido de se garantir a saúde dos consumidores.