Escola da Torre trabalha competências Interculturais na formação de adultos

Câmara de Lobos-34A escola da Torre, em Câmara de Lobos vai trabalhar competências Interculturais na formação de adultos.

A iniciativa decorre nos dias 08/02, 14/02 e 08/03, na escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre. A atividade insere-se no Plano de Disseminação do Projeto RIFIA ERASMUS+ -KA1).

Esta ação justifica-se pela urgência do debate em torno do ensino de adultos em Portugal e na Europa e surge no âmbito do Projeto RIFIA (Projeto de Reflexão para a Intervenção na Formação e Integração de Adultos), Programa ERASMUS + Ação Chave 1- Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem / Mobilidade de Pessoal da Educação de Adultos.

Pretende-se igualmente responder às necessidades de formação específica dos professores nos domínios do ensino da Interculturalidade, da Diversidade Cultural e da Cidadania. Assim, pretende-se dar respostas consistentes, fundamentadas na Educação Intercultural, na investigação e em Educação Histórica, aos desafios atuais dos docentes e formadores.

Pretende-se debater o sentido, as finalidades e funções das diferentes disciplinas no contexto do currículo Nacional, bem como o seu papel no processo educativo dos jovens e dos adultos, numa perspetiva intercultural, com respeito pela Diversidade Cultural.

É objetivo, também, refletir sobre o modo como a aprendizagem intercultural, enquanto processo transformativo das nossas próprias práticas, pode ser potenciada em contexto escolar, com enfoque especial para a Educação de Adulto.