Carlos Fiolhais dá palestra no Liceu a 20 de Janeiro

Foto: Bloguer
Foto: Bloguer

O físico Carlos Fiolhais estará na próxima sexta-feira, 20 de Janeiro, no Liceu Jaime Moniz, onde será o orador de uma palestra que está agendada para às 9h45 para alunos e professores. Trata-se de uma iniciativa do grupo de Física e Química do referido estabelecimento de ensino.

Recorde-se que Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra em 1978 e doutorou-se em Física Teórica em Frankfurt/Main, Alemanha, em 1982. É Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor nos Estados Unidos e no Brasil.

É autor de 140 artigos científicos em revistas internacionais (um dos quais com mais de 10000 citações, o artigo mais citado com um autor numa instituição nacional) e de mais de 450 artigos pedagógicos e de divulgação.

Publicou 42 livros, entre os quais os best sellers “Física Divertida”, “Nova Física Divertida”, “Breve História da Ciência em Portugal”, e os mais recentes “Darwin aos Tiros e outras Histórias de Ciência” e “Pipocas com Telemóvel e outras Histórias de Falsa Ciência” (os dois últimos com David Marçal), na Gradiva; “Ciência em Portugal”, ensaio na Fundação Francisco Manuel dos Santos; série de livros de ciência infantil “Ciência a Brincar”, na Bizâncio (em co-autoria); numerosos manuais escolares na Texto Editores (em co-autoria); manual universitário “Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio”, na Gulbenkian (em co-autoria). Os dois primeiros tiveram edições internacionais na Espanha, Itália e Brasil, assim como alguns livros da série “Ciência a Brincar”.

Foi ainda autor de 18 capítulos de livros e de 24 prefácios, editor de 5 livros científicos em edição internacional e tradutor de 8.