Eduardo Jesus inaugura exposição “Namban – Os Bárbaros do Sul e o Encontro de Culturas”

Governo da República demonstra "desprezo pelos madeirenses", acusa Eduardo Jesus.

O secretário regional da Economia, Turismo e Cultura inaugura, no dia 20 do corrente mês, pelas 18h00, no Museu Quinta das Cruzes, uma exposição, designada “Namban-Os Bárbaros do Sul e o Encontro de Culturas”.

Trata-se de uma mostra promovida pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura , através da Direção Regional da Cultura, no âmbito das comemorações das Festas de Natal e de Fim do Ano.

A exposição reúne um conjunto extraordinário de dezassete peças, cronologicamente situadas entre o final do século XVI e os meados do século XVII, pertencentes a coleções privadas e institucionais madeirenses, como o Museu Quinta das Cruzes, Museu de Arte Sacra do Funchal, Casa Colombo-Museu do Porto Santo, assim como cedidas pelo antiquário Jorge Welsh, Works of Art, com sede em Londres e Lisboa.

nambanA mostra apresenta obras de arte que refletem os inícios da globalização e o envolvimento de Portugal na expansão transoceânica e o encontro cultural entre o Japão e a Europa. Feitas para o mercado de exportação, refletem a exímia técnica japonesa da laca, e, na maioria dos casos, as formas e funções ocidentais.

Esta mostra estará patente no Museu Quinta das Cruzes até ao final de Janeiro.