Crónica Urbana: Rua Serpa Pinto: ordem para “remendar”

SONY DSC

Rui Marote

Onde fica a Rua Serpa Pinto? A 25 metros da Rotunda do Infante, e a 10 metros do centro comercial La Vie, no centro do Funchal. Com a tragédia do 20 de Fevereiro de 2010, todo aquele quarteirão ficou soterrado em lama. Os esgotos deixaram de funcionar naquela artéria. Muitos estabelecimentos encerraram, alguns ainda hoje permanecem.

Só agora a CMF foi alertada para o facto de os esgotos terem deixado de funcionar, quando se procedia à abertura de um escritório no qual o proprietário tinha problemas com o escoamento da casa de banho. Técnicos do município conckuiram que o esgoto exterior esteve entupido durante todos estes anos. A edilidade procedeu a obras naquela artéria, abrindo valas e colocando um novo esgoto. Depois de implantado, procedeu-se ao fecho e reposição da estrada, que esteve encerrada, deixando o pavimento com remendos de alcatrão e os passeios de calçada portuguesa substituídos por cimento, conforme as fotos documentam.


Já não nos bastam os prédios devolutos, com as fachadas e portas em total degradação.

O que a Câmara fez foi remendar ou “acomodar” a situação, aguardando que esta rua esteja no plano das artérias a serem beneficiadas com umas novas “meias solas”.

Em ano de eleições, há que não deixar estas situações caírem no esquecimento. Não basta “gritar” que querem fazer do Funchal a melhor cidade do país.