Cónego Fiel defende “mudança do coração” na Missa do Parto na Escola Jaime Moniz

img_2036
FOTOS DE CARLOS FREIRA.

Palavras e expressões como “compromisso”, “mudanças de comportamento e do coração” e ainda “gratidão aos pais pelo dom da vida” formaram a mensagem do Cónego Fiel de Sousa na Missa do Parto, realizada esta manhã, na Escola Secundária de Jaime Moniz. Mas não só. Uma atenção especial às dimensões da mudança: “É fundamental estarmos abertos à mudança. Hoje é cada vez mais difícil a mudança de atitudes. Avançámos muito na mudança tecnológica mas está a ser muito difícil a mudança do coração, de atitudes”.

img_2052Perante tão participado auditório, com alunos, professores, funcionários e a presença do Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, a Escola cumpriu também o arranque da tradição das Missas do Parto que hoje se inicia na Madeira, numa tradição sempre atual e muito vivida pelos madeirenses.
img_2017Refletindo sobre as Leituras, o cónego Fiel de Sousa esclareceu primeiro que não estava numa Escola para dar aulas nem entediar os estudantes, mas apenas partilhar algumas reflexões sugeridas pela Palavra de Deus. Inspirado na I Leitura de Isaías, salientou a importância da palavra “compromisso”, uma vez que Jesus se colocou do lado da mulher estéril e viúva, seres excluídos na mundividência de então de Israel. Ao dar o primeiro passo para estar ao lado destas mulheres, num sinal de misericórdia, pretende mostrar ao mundo que “precisamos de pessoas com compromisso e que o Senhor está sempre ao lado daqueles que a sociedade não dá nada”.
img_2033Falando para uma comunidade escolar, o também Vigário Geral lembrou que a escola se compromete a abrir caminhos aos jovens, projetos de vida aos alunos e estes têm de se comprometer com esta caminhada.
Outra mensagem significativa do Evangelho prende-se com a conversão ou transformação. É fundamental estarmos abertos à mudança. No entanto, o Cónego Fiel de Sousa reconheceu que “hoje é cada vez mais difícil a mudança de atitudes. Avançámos muito na mudança tecnológica mas está a ser muito difícil a mudança do coração, de atitudes”.
img_2012O Coro da ESJM abrilhantou a cerimónia religiosa, entoando mesmo cânticos em latim que arrancaram aplausos dos participantes.
No final da celebração, fora da cerimónia religiosa, o presidente do Conselho Executivo realçou o espírito de felicidade da comunidade escolar nesta celebração e o papel decisivo da Escola no sentido de ajudar os jovens na construção da sua felicidade. “O sucesso das notas é importante mas o sucesso interior, a construção do ser humano assente em valores é também fundamental”.
img_2050O Secretário Regional da Educação usou também da palavra para, na esteira do apelos feitos pelo cónego Fiel de Sousa, afirmar que se encontrava na Escola Secundária de Jaime Moniz cumprindo o seu papel de “compromisso”, dado se encontrar numa instituição onde exerceu a sua missão de professor, acrescentando ainda a importância de abrir caminhos aos alunos, preparando as gerações para a construção do seu projeto de vida.img_2070Depois da cerimónia religiosa, o habitual convívio-beberete, desta feita animado pela habitual presença do grupo “Madeira Despique Gente Antiga” que, com os seus cantares tradicionais, proporcionou uma salutar confraternização.