JSD comenta cultura na Região

jsd madeira

A Juventude Social Democrata da Madeira reuniu, esta manhã, com a directora regional da Cultura, Natércia Xavier, no âmbito do Roteiro da Cultura e Tradição.

A reunião permitiu conhecer, mais aprofundadamente, o trabalho desta estrutura e perceber como estão posicionados os madeirenses e porto-santenses relativamente à cultura e ao património, referem os jovens social-democratas.

Perante as questões colocadas pela JSD, refere uma nota de imprensa, a directora regional “revelou com entusiasmo a proximidade crescente que a população tem revelado a esta área, mostrando que jovens e menos jovens estão mais sensibilizados para a aposta na cultura e para a preservação do património”.

“No que concerne a sinergias entre distintos organismos, foi notória a importância destas para elevação da cultura quotidiano, destacando-se o trabalho que alguns municípios têm vindo a realizar e que a própria Universidade da Madeira, através da Associação Académica da UMa, tem demonstrado com distintos projectos de cariz cultural e turístico, que chegam a distintos públicos”, diz a JSD.

“Foram debatidos alguns exemplos, sendo que a JSD não concorda com a gestão feita pela Câmara Municipal do Funchal em relação ao Teatro Municipal Baltazar Dias. Pese embora a ocupação do mesmo seja mais assídua, não se pode banalizar a ocupação deste edifício, nem esquecer-se da matriz que o caracteriza, aceitando todo e qualquer evento, só para não se ter de sufragar ideias ou projectos”, refere esta estrutura de juventude partidária.

“Quanto à verba do Orçamento Regional do próximo ano destinada para a cultura, fez-se saber que o valor irá manter-se, o que é, à primeira vista, positivo. Contudo, dada a existência de mais projectos e ideias, o valor terá de ser gerido com mais minúcia podendo não abranger todos os interessados. A JSD regozija-se com o facto de não se diminuir a verba para esta área mas alerta para a importância que a aposta na cultura e no património têm de continuar a ter nos orçamentos regionais e nacionais, sob pena de se comprometer o futuro da mesma”, reza o comunicado.

 

Finalmente, a Juventude Social Democrata da Madeira colocou em cima da mesa a possibilidade da Região candidatar “A Festa” a Património Imaterial da Humanidade, pelo significado, simbolismo e reconhecimento desta expressão cultural na História da Região.

Cientes da história de todos os madeirenses e portosantenses, daquilo que o Natal simbolizava, outrora, para muitas famílias que viviam em privação durante todo o ano, pelos valores intrísecos a esta época e pelas tradições que se expressam na nossa Região, poderá ser interessante fazer perdurar esta expressão cultural única.

 

Anexado a este email, segue uma fotografia da reunião, onde estiveram presentes as duas vice-presidentes da CPR da JSD Madeira, Vera Duarte e Leandra Mendes.