Quase um milhão e meio para beneficiar infraestruturas de prevenção de incêndios

 

 

conselho-governo

A secretária regional do Ambiente, Susana Prada, foi hoje a porta-voz do Conselho de Governo, onde foi decidido adjudicar a empreitada para Beneficiação de Infraestruturas de Apoio à Detecção e Vigilância de Incêndios Florestais e Protecção da Floresta, pelo valor de 1 milhão, trezentos e quarenta e seis mil euros.

Por outro lado, os governantes deliberaram atribuir à Associação Santana Cidade Solidária dois apoios financeiros mensais no valor total de sessenta e dois mil euros.

Os apoios em causa destinam-se a apoiar a gestão do Lar de Idosos de Santana e as respectivas respostas sociais, pelo período de um ano, e assegurar o funcionamento do serviço de apoio domiciliário, na vertente de prestação de cuidados individualizados ao domicílio, explicou Susana Prada.

Por outro lado, foi decidida a autorização para a realização do procedimento por ajuste directo para a concessão do direito de exploração para fins de alojamento turístico e restauração da Casa de Abrigo da Achada do Teixeira.

Foi ainda emitida uma felicitação pública aos chefs Benoît Sinthon do restaurante “Il Gallo d’Oro” (Hotel The Cliff Bay), e Luís Pestana e Joachim Koerper, do restaurante “William” (Belmond Reid’s Palace Hotel), pelas estrelas Michelin recebidas,  “que em muito contribuem para o reforço da notoriedade da Região como um destino turístico de excelência, que prima pela qualidade aos mais diversos níveis”, congratularam-se os governantes madeirenses.

Entretanto, da reunião do Conselho de Governo saiu ainda a autorização para a celebração de dez protocolos de desenvolvimento e cooperação, no âmbito da promoção e animação turísticas, com várias entidades e associações, que vão desenvolver projectos nas Festas do Fim do Ano, um dos principais cartazes turísticos da Região Autónoma da Madeira.

O valor total desses protocolos é de cento e sessenta e nove mil euros, foi informado à comunicação social.

O Conselho aprovou ainda o regulamento de atribuição do apoio financeiro às associações de agricultores da Região Autónoma da Madeira, e reconheceu “o seu inestimável contributo e interesse público da sua acção para o desenvolvimento sustentado dos sectores agrícola e agroalimentar”.

Também foi aprovado um contrato com a MMS-Madeira Multilingual School/Escola Britânica da Madeira, até ao montante máximo de oitenta e sete mil euros.

São verbas que, declaradamente, serão destinadas à comparticipação nos custos com o funcionamento do referido estabelecimento de educação/ensino, de modo a promover e a desenvolver a sua actividade no âmbito das valências creche, jardim-de-infância e ensino básico com planos próprios.

Foi ainda nomeado o licenciado em Medicina Mário Filipe Soares Rodrigues, actualmente a exercer o cargo de director do Serviço de Reumatologia no Hospital Central do Funchal, como representante da RAM no Conselho Nacional de Saúde, um órgão consultivo do Governo da República, independente, composto por 30 membros, que tem por missão proporcionar a participação das várias entidades científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política de saúde.

Deliberou-se também prorrogar por mais um ano, a contar de 28 de Novembro de 2016, a suspensão parcial do Plano Director Municipal de São Vicente, assim como as medidas preventivas a que ficou sujeita a área afecta a essa suspensão.

“Esta suspensão parcial teve em consideração que o Parque Empresarial de São Vicente, se reveste de especial relevância regional, face ao seu potencial dinamizador da economia local e regional, pretendendo acolher empresas que, devido às suas dimensões e tipo de actividades desenvolvidas, necessitam ocupar lotes com áreas e parâmetros diferentes dos previstos no Plano Director Municipal de São Vicente”, justificam os governantes.