A Câmara Municipal de Câmara de Lobos irá atribuir a Medalha de Mérito Municipal –Grau Ouro, ao Padre Manuel de Nóbrega, no próximo domingo, dia 20 de novembro, pelas 11:30, na freguesia do Curral das Freiras.
A entrega das insígnias municipais ao sacerdote decorre da deliberação tomada pela Câmara Municipal na reunião do passado dia 8 de setembro e visa reconhecer um dos mais ilustres filhos da terra e insigne personalidade regional que se destacou no campo da ciência e do conhecimento.
A entrega da Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, ocorrerá no final da celebração litúrgica dominical do próximo domingo, dia 20 de novembro, das 11h30, na Igreja do Curral das Freiras, na qual tomará parte o Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho.
Estas são as últimas Insígnias e Medalhas Municipais a serem entregues este ano pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos.
Note-se que no âmbito das comemorações do Dia do Concelho de 2016, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos atribuiu oito condecorações a diferentes personalidades que se notabilizaram por assinaláveis serviços prestados e merecedores de público testemunho de reconhecimento pelo seu contributo para o engrandecimento e dignificação em prole Município de Câmara de Lobos, sendo elas Medalha de Honra do Município, a título póstumo, ao Engenheiro Jaime Ornelas Camacho; Medalha de Honra do Município, ao Dr. Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim; a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, a título póstumo, ao Doutor João Arnaldo Rufino da Silva, ao Reverendo Padre Manuel de Nóbrega e ao Reverendo Padre Dr. Francisco da Conceição Caldeira; Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata, ao Atleta João Miguel Ferraz; Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre, ao Professor Octávio Ascensão Ferraz, e, ao Professor Lídio Araújo.
O Padre Manuel de Nóbrega é natural da freguesia do Curral das Freiras, onde nasceu no dia 16 de abril de 1928. Cursou o curso do Seminário do Funchal, tendo-se ordenado Presbítero a 21 de agosto de 1955. De 1956 a 1996 dedicou-se ao sacerdócio em sete freguesias da Região Autónoma da Madeira, de onde se destaca a passagem pelas paróquias do Estreito de Câmara de Lobos e Quinta Grande. Em 1974, foi um dos principais impulsionadores da reconstrução da Capela de Fátima, no Cabo Girão.
Desde muito cedo desenvolveu trabalhos de pesquisa e estudo das coleções do Museu de História Natural do Seminário do Funchal. Algumas das novidades descobertas foram publicadas por Alphonse Luisier na revista Brotéria e noutras revistas científicas no estrangeiro. Acompanhou vários naturalistas e investigadores no Arquipélago da Madeira como Alphonse Luisier, José Gonçalves da Costa e Herman Persson, entre outros.
O entusiasmo e o gosto pela natureza levaram-no à descoberta de exemplares botânicos que já se julgavam extintos, tendo descoberto espécies novas para a ciência, como as duas plantas vasculares (Cyperus argilincola e Veronica maderensis), incluindo a espécie Apium repens, protegida a nível mundial, e os musgos Nobregae laetinervis e Fissidens nobreganus. Instalou o Museu de História Natural do Seminário do Funchal no Jardim Botânico da Madeira.
Como técnico do Jardim Botânico da Madeira criou o herbário de plantas criptogâmicas, incrementou as coleções do herbário e do museu e desenvolveu estudos no âmbito da botânica. Na Madeira, colheu pela primeira vez plantas de Ranunculus flamula, redescobriu na natureza plantas de Berberis maderensis, núcleos de Monizia edulis, Buum brevifolium, Armeria maderensis, Goodyera macrophylla, Rubia fruticosa e do feto Polystichum drepanum.
Em 1998 foi condecorado com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República Portuguesa. Em homenagem a Manuel de Nóbrega duas espécies de musgos, endémicas da Madeira, foram descritas para a Ciência: Nobregae laetinervis e Fissidens nobreganus.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





