Seminário aborda Facebook e saúde mental

Facebook_New_Logo_(2015).svg

A Casa de Saúde Câmara Pestana está a organizar um Seminário intitulado “Gostava de morar no Facebook até… Redes Sociais e Impacto na Saúde Mental”. O mesmo decorrerá dia 25 de Novembro, no auditório da Instituição à Rua do Lazareto, 125.

Trata-se de um evento aberto a todos os profissionais das áreas da saúde, educação, social e a todos os interessados nestes temas.

O Seminário pretende ser um alerta e um espaço de reflexão, sobretudo sobre os aspectos negativos que a Internet, sendo algo de positivo, mal usada, poderá trazer à vida de todos nós… e ainda sobre a ética ligada ao sentido da vida e do sofrimento, refere uma nota de imprensa. 

“Vivemos numa cultura de imediatismo, de prazos curtos, em que a cultura da espera, dos longos prazos, em termos de comunicação e de interacção já não existem… Com as novas tecnologias, as cartas e os postais de outrora, fechados num envelope, como forma de sigilo, desapareceram… já não se esperam cartas nem postais e até achamos que são coisas do passado… a revolução tecnológica trouxe novas formas de comunicação e deixou de haver longe, desde qualquer parte do mundo… eliminámos a dor e a morte… a vida é um contínuo agora!”. refere o comunicado. 

“Nesta dinâmica evolutiva, a sociedade confundiu a esfera do público e do privado… as pessoas passaram a expor a sua privacidade ao toque de um click… todos mudámos de casa e passámos a “morar” no facebook, no twitter, no instagram, snapchat, pinterest, etc, trazendo para a rua dos outros as nossas vidas, revelando a nossa intimidade, muitas vezes a desconhecidos, sem qualquer receio… ficámos pendentes do like dos outros, com quem interagimos virtualmente, isolados do mundo, entre um teclado e um écran… Teremos todos nós uma doença de adição à Internet? Serão as pessoas mais felizes com as novas tecnologias? Até que ponto a nossa saúde mental é afectada?”, questiona-se. Estas e outras questões serão abordadas a 25 de Novembro.

O preço da inscrição é de 15 euros até dia 23 de Novembro e 20 euros dias 24 e 25. Inclui almoço e coffee break.