Após a realização de diversas tertúlias temáticas, o Clube Ateneu do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira (UMa) promove, no dia 15 de novembro, uma visita guiada à Sé do Funchal, orientada por Rui Carita.
A participação na visita é gratuita e o ponto de encontro será na entrada principal da Sé do Funchal, às 18h30.
A diocese do Funchal celebrou em 2014 o 500.º aniversário da sua criação com um importante congresso internacional e uma magnífica exposição de Arte Sacra. Por essa altura, acabou-se a reabilitação do retábulo e cadeiral manuelinos, com o imprescindível apoio da World Monuments Fund (WMF), constituindo, com o pequeno altar da mesma época, o único conjunto manuelino do espaço nacional conservado completo no seu local original.
Aguarda-se, entretanto, a possibilidade de continuar esse trabalho de reabilitação, agora em relação aos tetos mudéjares, o maior conjunto existente no território português.
Com esta visita pretende-se, para além da análise sumária destes trabalhos e da articulação interior da Sé, compreender como se foram constituindo todos estes elementos e que jogo de forças políticas e económicas permitiram depois a sua sustentabilidade, quanto tal não aconteceu nas suas congéneres portuguesas.
O orientador da visita é professor catedrático aposentado de Arte e Design da UMa, onde continua a lecionar, tendo sido também Vice-Reitor e Pró-Reitor para a área de Projetos Científicos.
Rui Carita foi ainda professor convidado da Universidade de Pisa, em Itália, e assessor para a recuperação de património, na Universidade de Santa Catarina, no Brasil e, atualmente, do emirado de Sarjah, nos Emirados Árabes Unidos.
É membro do CLEPUL da Universidade Clássica de Lisboa, do Instituto de Arqueologia e Paleociências da Universidade Nova, dos Institutos Históricos e Geográficos de Santa Catarina e de São Paulo, no Brasil, membro da Comissão de História Militar Portuguesa; desde julho de 2015, membro da Academia Portuguesa da História, entre outros.
Tem cerca de 50 livros publicados e 200 outras publicações, tendo orientado e arguido teses de Mestrado e Doutoramento em universidades portuguesas, italianas, espanholas e marroquinas, assim como participado em júris nessas universidades, especialmente nas áreas de Património Edificado, Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia, e Artes Decorativas.
Um dos seus últimos trabalhos foi A Sé do Funchal: 1514-2014, editado pela DRAC, com coordenação do Dr. Marcelino de Castro e apresentado neste edifício, a 29 de julho de 2015, pela Doutora Cristina Trindade.
Após a visita guiada segue-se um jantar-debate, no Restaurante Café Ateneu.
A participação está limitada à capacidade do restaurante e requer marcação prévia, até ao dia 14 de novembro.