Câmara lança campanha “Funchal sem Beatas”

beatas1
Fotos DR.

A Câmara Municipal do Funchal (CMF), através do Departamento de Ambiente, promoveu ontem, dia 4 de novembro, a IIIª Edição do “Funchal sem Beatas”.

A campanha teve por objetivo a sensibilização da população em geral para a problemática deste tipo de resíduos espalhados pelas ruas da cidade.

Idalina Perestrelo, Vice-presidente, apresentou a novidade da campanha de 2016: “A Cidade a partir de hoje está dotada de oito Ecopontas. São equipamentos novos que de uma forma inovadora e criativa, pretendem incentivar a população a depositar as beatas no recipiente em detrimento de atirá-las ao chão”.

Os EcoPontas são dispositivos de mobiliário urbano inovador no Funchal que terão no topo da sua estrutura uma pergunta periódica, em português e em inglês, sobre temas da atualidade, cultura geral e de educação ambiental cujas respostas serão quantificadas através da introdução de pontas de cigarros.

A pergunta, colocada no EcoPontas, será alterada regularmente e merecerá uma análise quantitativa às respostas apresentadas. A medição será feita por contagem no número de beatas depositadas em cada um dos depósitos de acrílico.

beatas2À semelhança da campanha anterior, ao logo do dia, dois colaborares do Departamento de Ambiente distribuíram ecocinzeiros, pessoais, portáteis e 100% recicláveis e flyers informativos de forma a sensibilizar os fumadores.

Depois do reforço por toda a cidade com papeleiras com cinzeiros, num total de 264, as oito EcoPontas foram estrategicamente colocadas junto às EcoPapeleiras para a correta separação de resíduos. Assim sendo, as EcoPontas estão instaladas na Avenida do Mar, junto Câmara Municipal do Funchal, na Avenida Sá Carneiro, no Cais da Cidade, no Largo do Phelps, junto à Loja do Cidadão, no Teatro Municipal e na Avenida Arriaga.

O Município do Funchal prevê uma boa adesão a esta iniciativa, para que as ruas do Funchal se mantenham limpas.