M-ITI inicia amanhã visita à Universidade do Texas em Austin

Foto retirada do site http://www.m-iti.org/
Foto retirada do site http://www.m-iti.org/

O Instituto de Tecnologias Interativas da Madeira (Madeira-ITI) inicia amanhã uma visita
à Universidade do Texas em Austin, EUA, inserida na parceria de investigação e Desenvolvimento em Medias Digitais, ‘UT Austin|Madeira’ no âmbito do programa
nacional UT Austin|Portugal. Esta parceria foi oficializada no início deste ano com o Technology and Information Policy Institute (TIPI) da UT Austin, e tem o objectivo de proporcionar visitas exploratórias de investigadores e estudantes aos Estados Unidos, o intercâmbio de investigadores e professores, assim como outros eventos relacionados com os Media Digitais, esclarece o M-ITI.
Entre os dias 4 e 13 do corrente mês um grupo de 12 investigadores e alunos vai conhecer
professores, assistir ou leccionar aulas, dar palestras e explorar futuras oportunidades de
investigação nesta universidade norte-mericana.

“A participação de investigadores e alunos permite fortalecer a parceria com a Universidade do Texas em Austin, através do estabelecimento de relações colaborativas de investigação, sustentáveis a longo prazo”, refere.
Destaca-se o evento “Art and Interactivity: Exploring Research Opportunities with Madeira”,
que irá decorrer no dia 10 de Novembro, onde em conjunto serão abordadas temáticas relevantes para a região, como por exemplo a saúde, turismo ambiental, arte e narrativas digitais.
A parceria UT Austin|Madeira, é apoiada pelo programa Madeira 1420, e preenche uma
prioridade estratégica de promover parcerias internacionais para a excelência da
investigação e desenvolvimento na ilha da Madeira. “Prevê-se que o Madeira-ITI se afirme
como centro de excelência de I&D em Media Digitais, concretamente desenvolvendo projectos com aplicação nas áreas da publicidade, jornalismo, arte, música, educação, turismo, saúde e com amplo potencial de impacto na sociedade local e global”, refere um comunicado.
A parceria veio adicionar a dimensão de investigação ao trabalho resultante do programa
doutoral em Medias Digitais, no qual o M-ITI já colaborava com a UT Austin desde 2015. As
candidaturas aos doutoramentos para o ano lectivo 2017/2018 irão abrir entre Maio e Agosto de 2017. O Madeira-ITI apoia candidaturas a este doutoramento, que é aberto a candidatos de todas as áreas do conhecimento científico, estando os serviços académicos prontos a prestar qualquer esclarecimento e dar suporte à preparação de candidaturas.