No âmbito do projecto STARS, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em colaboração com a Associação Budeo e a Universidad Católica del Norte, irá a Antofagasta, no Chile, potenciar o turismo sustentável durante as próximas duas semanas, informa aquela agremiação.
O STARS – Sustainable Tourism Agents é um projecto financiado pelo Erasmus+ que tem como objectivo a promoção do turismo sustentável, através do intercâmbio de voluntários de Portugal, Espanha, Ilhas Salomão, Indonésia, Sri Lanka e Chile.
A SPEA Madeira é a parceira portuguesa responsável por receber dois voluntários chilenos. Por outro lado, duas voluntárias madeirenses estão a partilhar conhecimento e experiência no Chile e nas Ilhas Salomão.
É nesse sentido que a SPEA Madeira se desloca até Antofagasta e, durante duas semanas, participará no Multiplier Course, uma iniciativa que pretende fomentar o turismo sustentável através da troca de experiências e iniciativas sustentáveis.
O Multiplier Course inclui visita à área de intervenção do Projecto STARS no Chile, a Península de Mejillones, localidade onde está a ser realizado um roteiro turístico, sustentável, dinamizado pelos voluntários naquela região.
Esta é também uma oportunidade para levar o trabalho da SPEA Madeira ao Chile, nomeadamente os programas de conservação das aves e seus habitats, bem como a promoção do turismo ornitológico.