Martinez e Ruiz nos pódios do International Swim Marathon

swim1
Fotos DR

Decorreram na manhã de sábado, 15 de outubro, as provas no âmbito do Madeira Island International Swim Marathon que acontece pela terceira vez na região, organizado pelo Clube Naval do Funchal, em parceria com a Associação Natação da Madeira.

Ivan Abreu, diretor de prova, explicou-nos como decorreram os preparativos para a prova, «A seleção nacional chegou na segunda-feira para um estágio que durou a semana toda e recebemos esta passada sexta-feira, na Quinta Calaça, a espanhola, que aproveitou para treinar um pouco e conhecer as instalações. Gostava também de referir que este ano, o Swim Marathon não contará para a Taça LEN uma vez que nos apercebemos que conseguíamos trazer o mesmo número de atletas com a mesma qualidade sem termos de estar agregados a tal competição. Percebemos que como já vamos na terceira edição e já temos um certo nome, não nos seria difícil trazer atletas de relevo e algumas seleções nacionais.»

Rui Sardinha, vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, técnico também presente na nossa ilha para este evento, deixou-nos também com algumas palavras acerca do evento, «Esta parceria que temos com o CNF que já tem cerca de 3 anos e vem do facto de que na Europa temos problemas relativos ao número de provas águas abertas que podemos ter dada a temperatura do Atlântico, sendo a exceção, os arquipélagos portugueses. Foi a partir daí que entrámos em contacto com o Naval para saber haveriam as condições necessárias para que se pudessem organizar provas de grande configuração e, entretanto, já lá vamos na 3ª edição com grande sucesso e permitam-me que vos diga que a nível da organização, depositamos toda a nossa confiança no staff do CNF.»

swim2Quanto aos resultados, o pódio de séniores masculinos na prova rainha de 10km pertenceu a Alberto Martinez, Raul Santiago (ambos da seleção espanhola) e ao lusitano Rafael Gil no bronze. Martinez, revelou-nos, «É uma prova longa e dura com a duração de pouco menos de duas horas que requereu muito trabalho. Foi uma experiência que me pareceu muito apelativa desde o início e provou-se exatamente o que estava à espera. Foi também perfeita para começar esta temporada, graças, em particular, ao clima e temperatura das águas do Funchal.»

No pódio sénior feminino, Paula Ruiz, a atual campeã mundial júnior, conquistou uma vitória notável, seguida por Angélica André no 2º lugar e a sua colega espanhola, Judith Navarro em 3º.

O Clube Naval do Funchal, por sua vez, teve 6 medalhados, que incluíram duas medalhas de ouro para Susana Gomes, uma medalha de ouro e uma de bronze para Carolina Boulhosa e uma de ouro para Beatriz Dias.

Concluída a competição, Mafalda Freitas, presidente navalista, disse na sua intervenção que antecedeu a entrega dos prémios, «Gostaria de agradecer a todas as entidades envolvidas, nomeadamente a Associação Natação da Madeira, o Turismo da Madeira, a Federação Portuguesa de Natação, Câmara Municipal do Funchal, Direção Regional de Juventude e Desporto, Capitania do Porto do Funchal pela segurança no mar, Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Câmara Municipal da Ribeira Brava, entre outros parceiros privados, aqui representados pela Liberty Seguros. Um especial agradecimento também a todos os nadadores pelo vosso trabalho e espero, naturalmente, que para o ano, possamos estar todos aqui outra vez para a quarta edição do Madeira Island International Swim Marathon.»

A presidente do Naval deixou também uma palavra de apreço às seleções portuguesas, espanholas e britânicas, e ao diretor técnica da prova, o treinador do CNF, Ivan Abreu.
*texto Salvador Freitas