O que é a Uber? O que levou à guerra com os táxis?

DR
Foto: DR

O que é a Uber?

-A Uber é uma plataforma de tecnologia que liga pessoas. Pessoas que se querem deslocar na cidade, e pessoas disponíveis para as levar onde querem ir.

A Uber opera em Portugal desde o dia 4 de julho de 2014. Os nossos parceiros servem dois segmentos de mercado, de acordo com o tipo de veículo: UberBLACK, veículos de gama elevada; uberX, o mesmo padrão de segurança e conveniência do UberBLACK, mas com veículos e preços mais económicos. Estamos presentes em Lisboa e, desde 16 de dezembro de 2014, também no Porto, com o uberX.

Objectivos da Uber?

screen-shot-10-11-16-at-01-38-am
Foto: Site da Uber

O objetivo da Uber é trazer às cidades uma nova alternativa de mobilidade simples, segura e conveniente. Tudo isto através de uma aplicação para smartphone, disponível gratuitamente nas lojas de aplicações para iPhone/iOS, Android e Windows Phone. A criação da conta de utilizador Uber também é gratuita. Ao abrir a sua aplicação, o utilizador confirma o local onde quer chamar o veículo, pré-determinado com acesso ao GPS do telefone. Pode ainda estimar o custo da viagem antes de chamar o veículo. Ao chamar o veículo, tem acesso ao nome e fotografia do motorista, bem como à marca e matrícula do veículo, isto enquanto observa o motorista chegar a si, em tempo real.

O utilizador pode introduzir o seu destino na aplicação, que lhe mostra o caminho mais rápido para lá chegar, e permite partilhar o percurso em tempo real com amigos e familiares, assegurando que chega em segurança ao seu destino final. Ao terminar a viagem, basta sair do veículo – o pagamento é automático e eletrónico, através do cartão bancário registado na aplicação, tornando a experiência não só mais conveniente, mas também mais segura e transparente. No final da viagem, o utilizador tem acesso a um e-mail com todos os detalhes da mesma, e a uma fatura eletrónica detalhando o valor da viagem e do IVA pago. Todas as viagens são avaliadas pelos utilizadores, assegurando uma elevada qualidade de serviço.

Foto: Facebook Uber Portugal
Foto: Facebook Uber Portugal

Como funciona a UBER?

A Uber opera como uma plataforma exclusivamente disponível à sua comunidade de utilizadores e parceiros-motoristas. Apenas os utilizadores que se registem na plataforma da Uber e solicitem uma viagem através da aplicação terão acesso à mesma. Do mesmo modo, apenas os parceiros e motoristas ligados à plataforma da Uber poderão transportar utilizadores que solicitem uma viagem através da aplicação. Os parceiros da Uber, nesta qualidade, não podem recolher pessoas que peçam um veículo na rua (isto é, sem ser através da aplicação) nem fazer uso de infra-estruturas exclusivas de transportes públicos.

A Uber é uma empresa de Transportes?

– A Uber não é uma empresa de transportes, na medida em que não tem carros e não emprega motoristas. Os parceiros da Uber em Portugal são Táxis Letra A, Táxis Letra T, operadores turísticos e empresas de rent-a-car. São esses parceiros que a Uber, através da sua plataforma tecnológica, liga ao seus utilizadores. Desta forma, os utilizadores têm acesso a uma alternativa de viagem segura, fiável e conveniente. Ao mesmo tempo, os parceiros têm acesso a importantes oportunidades económicas e de criação de emprego. Em Portugal, a Uber opera exclusivamente com parceiros licenciados de acordo com a legislação em vigor, que já operavam no país antes da nossa chegada.

Foto: Facebook, UBER Portugal
Foto: Facebook, UBER Portugal

Então a Uber funciona como táxis?

Não. Na Uber nunca há troca de dinheiro físico, pelo que a única forma de pagamento é através de um cartão de crédito. Quando se cria uma conta nesta aplicaçao é obrigatório introduzir o número do cartão e a fatura é emitida automaticamente de forma eletrónica, ou seja, segue por email.

Ao contrário dos táxis, é impossível apanhar um Uber  na rua ou num local próprio. O serviço tem de ser pedido através da aplicação móvel, que recorre à geolocalização.

Os preços praticados na Uber são da responsabilidade das empresas, não cumprindo com o que está tabelado por lei para os táxis. Por isso, não utilizam taxímetro.

Na Uber, há um preço fixo por minuto e por quilómetro, que pode ser inflacionado se houver muita procura. Nestes casos, a aplicação avisa que está a aplicar uma tarifa dinâmica e que o custo vai ser superior ao normal. Em qualquer dos casos, é sempre possível simular o trajeto e ter noção de quanto vai custar a viagem, aproximadamente.

O que levou à guerra entre os Táxis e a Uber?

Esta guerra começou com a providência cautelar que a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros apresentou no Tribunal Cível de Lisboa, em Abril de 2015, para impedir a Uber de operar em Portugal. Os argumentos dos taxistas indicavam que aquela empresa tecnológica estava a operar ilegalmente e que representava um risco para os utilizadores.

O tribunal aceitou a providência e os argumentos apresentados pelos taxistas. A Uber teve oportunidade de apresentar oposição em tribunal mais tarde, mas as medidas cautelares mantiveram-se, ou seja, a Uber continuou proibida de disponibilizar os seus serviços nas cidades onde estava presente.

Site: Uber
Site: Uber

Apesar da Uber estar proibida de disponibilizar serviços continuou a operar porquê?

Porque a providência cautelar da ANTRAL foi interposta à entidade jurídica errada, à Uber Technologies, nos EUA, quando a Uber portuguesa responde à delegação na Holanda. Mais: os serviços descritos pela associação de taxistas na providência cautelar não correspondiam aos descritos pela Uber.

Apesar de o tribunal ter notificado várias entidades ligadas ao processo, como bancos, câmaras municipais, Banco de Portugal ou empresas de telecomunicações, a verdade é que a notificação do tribunal não abrangia a atividade da plataforma em Portugal — só nos EUA –, pelo que a Uber conseguiu manter os serviços UberX e Uber Black ativos.

A tecnológica continuou, por isso, a operar em Lisboa e no Porto, mas não desistiu do processo judicial e apresentou recurso no Tribunal da Relação, em Lisboa.

Fontes: https://newsroom.uber.com/portugal/uberpt/

Site:https://pt.wikipedia.org/wiki/Uber_(empresa)

Site:http://pt.wikihow.com/

Site: http://antral.pt/