Madeirenses destacam-se no campeonato mundial de treino de cães (Mondioring)

De 28 de setembro a 2 de outubro, teve lugar na Bélgica o Campeonato do Mundo de Mondioring, modalidade que recentemente tem vindo a implementar-se na Madeira. Portugal fez-se representar por três condutores e respetivos cães. No grau 1, Pedro Neves e H’Zora de Duques Negros (filha de Fúria de Duques Negros e irmã de ninhada de dois cães pertencentes a uma equipa madeirense) alcançaram um brilhante quarto lugar na época de estreia em competição.
No grau 3, Celso Alves, que conta já com 16 participações em campeonatos do mundo da modalidade e tem apoiado a sua implementação na Madeira, classificou-se com Fúria de Duques Negros, em 15º lugar, resultado aquém do esperado em consequência de um ano em que a preparação para este campeonato ocorreu em condições pessoais particularmente adversas.

No grau 2, Paulo Jacinto e Aaron do Vale da Lobagueira, estrearam-se a este nível com um 8º lugar.

No grau 1, Pedro Neves e H’Zora de Duques Negros (filha de Fúria de Duques Negros e irmã de ninhada de dois cães pertencentes a uma equipa madeirense) alcançaram um brilhante 4º lugar na época de estreia em competição.

A sueca Mónica Andersson , com Emir des Plaines de Thiérache, sagrou-se campeã Mundial, sendo o título por equipas conquistado pelos EUA.

Recorde-se que esta modalidade do Mondioring tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, graças à empatia que se estabelece com os cães. Em traços gerais, trata-se de uma modalidade canina que surgiu nos anos 80 a partir da fusão dos diversos regulamentos de Ring (provas de seleção de cães de utilidade policial sendo a prova de defesa efetuada em fato de protecção completo). Esta fusão pretendeu uniformizar os regulamentos e permitir realizar um Campeonato do Mundo de Ring em que todos os países pudessem participar, de modo a ser possível selecionar os cães mais aptos física e psicologicamente a nível mundial para posteriormente servirem de reprodutores das diferentes raças, bem como evidenciar os melhores treinadores de cães a nível mundial.
O Mondioring divide-se   em 3 níveis de dificuldade crescente, Mondioring 1, Mondioring 2 e Mondioring 3. Em cada prova os cães têm que executar exercícios de Obediência, exercícios de Saltos e exercícios de Provas de Coragem.

Video URL: https://www.facebook.com/celsov.alves/videos/1091620747558796/