Skatepark do Funchal já funciona

unnamedO Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cafôfo, inaugurou ontem o Skatepark do Funchal, mais uma obra realizada na sequência do Orçamento Participativo do Funchal. Recorde-se que, na 1ª edição do OP, o projeto do Skatepark, apresentado no encontro inaugural por um grupo de jovens do concelho, foi um dos seis projetos mais votados pelos funchalenses. Cumprindo o prazo estipulado de 18 meses, e com um valor de referência de 100 mil euros, esta passa a ser a primeira estrutura do género na cidade e a mais bem preparada da Região.

Francisco Ferreira, o jovem promotor do projeto, fala numa grande dedicação – “era difícil, mas tentámos tudo, andámos na rua em todo o lado a pedir votos às pessoas” -, antes de deixar transparecer o orgulho por ver a obra concretizada: “ver tanta gente cá, tantos novos praticantes, de dia e de noite, é indescritível. Ainda parece mentira.” Vários praticantes, de todas as idades, aproveitaram a oportunidade para estarem presentes e congratularem pessoalmente o jovem, por uma ambição de muitos anos para todos os entusiastas da modalidade.

Paulo Cafôfo reiterou, por sua vez, que “a Democracia Participativa é uma marca desta Câmara Municipal.” Mais esta inauguração foi também hora de lembrar que “o sucesso do OP depende da sua execução, caso contrário estaríamos a defraudar as expectativas dos cidadãos que apresentaram ideias e tanto se mobilizaram”, antes de rebater determinados preconceitos: “por vezes, há estereótipos em relações aos jovens, sobre não se envolverem e não terem interesse por aquilo que os rodeia. Temos aqui um grande exemplo do contrário. E queria deixar claro que estes jovens não são nenhuns marginais. É fácil fazer esse tipo de comentários, mas estamos a falar de miúdos bem formados, que gostam de praticar desporto e que são um exemplo para todos os nossos cidadãos.”

A inauguração decorreu à margem da Semana do Turismo do Funchal 2016 e das Presidências Abertas da Câmara Municipal do Funchal, que decorrem até ao fim do mês de setembro na freguesia de Sta. Maria Maior, onde o Skatepark se localiza. Paulo Cafôfo anunciou, por fim, a realização do I Open do Funchal, nos dias 22 e 23 de outubro, com prémios monetários e atletas de fora da Região.