100 anos da AFM reúne ‘nata’ da sociedade madeirense

afm1
Fotos DR

Clero, nobreza e povo. Políticos, magistrados, sacerdotes, dirigentes, desportistas. Foram ontem todos ao Nino Andrade Centre para assinalar os 100 anos da Associação de Futebol da Madeira (AFM).

afm2A representação nacional ficou a cargo do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes.

O anfitrião foi Rui Marote, presidente da AFM.

afm3Na intervenção da praxe, o representante da Repúblcia, Ireneu Barreto disse que a AFM foi “fundamental para a implantação do futebol na nossa Região e, podemos hoje dizê-lo, para a afirmação internacional do futebol português e da própria Região Autónoma da Madeira”.

afm4Lembrou que foi no Verão de 1875, que na freguesia da Camacha, no Largo da Achada, se jogou pela primeira vez futebol em território nacional.

afm5Enalteceu a formação de jovens futebolistas, cujo expoente máximo é Cristiano Ronaldo, e disse compreender as batalhas que são travadas para que o princípio da continuidade territorial seja extensível ao desporto.

afm6“A continuidade territorial constitui um dos princípios estruturantes da autonomia regional que decorre da Constituição da República e do Estatuto Político-Legislativo”. lembrou Ireneu Barreto.

afm7Refira-se que o programa de atividades do centenário da AFM não se fica pelo jantar de gala que ontem teve lugar no Design Centre Nini Andrade Silva.

afm8O programa do próximo ano é o seguinte:

21 a 29 de janeiro

-Encontro das Seleções de Futsal Este e Oeste

3, 4 e 5 de março

-Formação Contínua de Treinadores

afm91 de abril

-Dia do Futebol Feminino

8, 9 e 10 de abril

-VIII Torneio Madeira Jovem SUB-14

afm1028, 29 e 30 de abril

-Fórum comemorativo do 1.º Centenário da AF Madeira

“Um retrato do Futebol Português em tempos de vitórias”

 Julho 2017

-IV Torneio Intermunicípios SUB-14

Setembro 2017

-Gala e atribuição do “melhor onze” dos 100 anos da AF Madeira