Emanuel Pombo ganha em santa Cruz Taça de Portugal de Downhill

emanuel-pombo
Fotos facebook Emanuel Pombo.

Emanuel Pombo ganhou a 6.ª e última etapa da Taça de Portugal de Downhill que se realizou em Santa Cruz nos dias 24 e 25 de Setembro.

O madeirense Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) ganhou a última prova da Taça Cyclin’Portugal de Downhill (DHI) e conquistou a classificação geral da Taça.

O campeão nacional de elite, Vasco Bica (MS Racing Portugal), até começou melhor, vencendo a manga de qualificação.

No entanto, na descida decisiva, Emanuel Pombo não deu qualquer hipótese aos concorrentes. Terminou com 2’47’’49, menos 3,89s do que Francisco Pardal (Penacova DH/UD Lorvanense) e menos 5,65s do que Vasco Bica.

Segundo a Associação de Ciclismo da Madeira, a visita à Região –algo que não acontecia há 13 anos– fechou as contas da Taça Cyclin’Portugal.

Emanuel Pombo terminou na frente, com 995 pontos. Francisco Pardal foi o segundo, com 725, e Vasco Bica fechou o pódio, com 702.

A individual Margarida Bandeira foi a melhor feminina de elite na corrida deste domingo, relegando Ana Costa (Venda do Sócio/Mel de Cana Ribeiro Seco) e Filipa Peres (RG/Centro Óptico de Fafe) para a segunda e terceira posições, respetivamente. Na geral da Taça foi, todavia, Filipa Peres a vencedora.

Bruno Almeida (Desportivo Jorge Antunes) fez o pleno na categoria júnior, ganhando na Madeira e impondo-se na geral. O mesmo fizeram os cadetes Tiago Ladeira e Carolina Claro (Casa do Povo de Abrunheira), o master 30 Daniel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) e o master 50 José Salgueiro (MCF/Xdream/Município de São Brás).

Maurício Conceição (RG/Centro Óptico de Fafe) foi o melhor master 40 neste domingo, mas o ausente Rui Cruz (MCF/Xdream/Município de São Brás) segurou a vitória na Taça.

Os algarvios do MCF/Xdream/Município de São Brás conquistaram a Taça Cyclin’Portugal por equipas, apesar do triunfo coletivo do Ciclo Madeira Clube Desportivo na corrida da região de onde é oriunda esta agremiação.