Susana Prada não “ganhou” para o susto

susana *Texto e Foto de Rui Marote

O  acidente que ocorreu ontem com a embarcação “Allinghi”/Suíça, no evento “Extreme sailing Series”, que partiu o mastro e quase afundou na largada de uma das regatas no Porto do Funchal, tinha como ilustre convidada a bordo a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada.

O Funchal Notícias reportou ontem este acidente, com inúmeras fotos, mas o que não se sabia era que esta ilustre convidada estava a bordo do barco acidentado. Estepilha… Ontem foi dia de convidados colunáveis de se fazerem à regata, visitando as embarcações, como Rubina Leal, Jorge Carvalho …,  e teve logo que sair a “fava”  a Susana Prada, também responsável pelos ecossistemas marítimos.

Com algum humor, para suavizar o clima, o Estepilha recorda outros tempos. Quem andasse de canoa no dia de “São Pedro”, uma tradição que desapareceu e que algum dos convidados quando jovem a cumpriu, não corria certamente este risco. Não havia mastros, somente coletes e remos. O único perigo era se a “jája”, batoque de cortiça, se soltasse e a canoa enchia de água.

Hoje, as modernices são tantas que ninguém está livre que acidentes como estes possam acontecer.