Comissária garante solidariedade europeia na tragédia dos incêndios

corina cretu rubina leal sérgio marques incêndios fogosA comissária europeia para a Política Regional prometeu esta quinta feira total apoio à Região no processo de recuperação dos últimos incêndios.

Corina Cretu, que se encontra na Madeira para participar na reunião dos presidentes das Regiões Ultraperiféricas, visitou as zonas altas do Funchal atingidas pelos fogos. Na oportunidade, garantiu que a Madeira é elegível ao Fundo de Solidariedade, cujo financiamento poderá cobrir, retroativamente, entre os 3 e os 6 por cento do total das necessidades que vierem a ser inventariadas.

corina cretu rubina leal sérgio marques incêndios fogos

A responsável europeia aproveitou a deslocação para expressar a solidariedade da União Europeia à população afetada, sublinhando a vontade das instâncias comunitárias em prestar o apoio necessário.

Para além do Fundo de Solidariedade e do Fundo de Coesão, a Região tem já prevista uma dotação adicional de 25 milhões de euros destinados à estabilização de encostas e taludes.

Corina Cretu fez-se acompanhar de vários membros do Governo Regional, entre eles os secretários regionais Sérgio Marques e Rubina Leal, para além da eurodeputada Cláudia Aguiar.