Celso Manata na Madeira no final do mês para dar posse a Fernando Santos e Samuel Freitas

celso-manata2
Foto Rádio Renascença.

O diretor-geral dos Serviços Prisionais e Reinserção Social, Celso Manata irá deslocar-se à Madeira até final do mês para conferir posse a Fernando Santos na direção do Estabelecimento Prisional do Funchal (EPF) e a Samuel Freitas, no Núcleo de Apoio Técnico da Madeira da Delegação Regional de Reinserção do Sul e Ilhas.

Segundo o Funchal Notícias conseguiu apurar, a deslocação de Celso Manata à Região será aproveitada para os habituais encontros protocolares com as entidades regionais.

Recorde-se que o agora Procurador-geral adjunto, Celso Manata é especialista na área de família e menores.

Em janeiro de 2016, a convite da atual ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, sucedeu no cargo a Rui Sá Gomes que ocupou a direção-geral durante quase dez anos.

Celso Manata já tinha sido diretor-geral dos Serviços Prisionais entre 1996 e 2001, trabalhando, na altura, com ministros como Vera Jardim e António Costa, atual primeiro-ministro.

Nesse período foram introduzidas inovações nas cadeias portuguesas como a permissão dos reclusos receberem “visitas íntimas”. Medida que se estendeu ao Estabelecimento Prisional do Funchal.

Depois de deixar funções na direção-geral de Serviços Prisionais, em 2001, foi membro do Comité Europeu para a Prevenção da Tortura.

Esteve ligada ao Tribunal da Relação e, em Janeiro deste ano, aceitou o desafio dos Serviços Prisionais agora agregados à Reinserção Social.