‘Karen’ é o novo livro de Ana Teresa Pereira

ana-teresa-pereiraAna Teresa Pereira, voz singular da literatura contemporânea portuguesa, acaba de publicar um novo livro.

Intitula-se “Karen” e inscreve-se num vasto conjunto de obras de ficção da autora, editado há muito pela Relógio D´Água.

Natural do Funchal (n.1958), Ana Teresa Pereira começou a publicar em 1989, com o livro Matar a Imagem.

Em 2005 venceu o Prémio Pen Club Português de Ficção  e conquistou o Grande Prémio de Romance e Novela 2011, da Associação Portuguesa de Escritores, entre outras distinções.

ana teresa pereiraDeste seu novo livro, um excerto: “Le Notti Bianche passava‑se numa ponte: Maria Schell esperava o amante que partira há um ano, Marcello Mastroianni apaixonava‑se por ela, e havia música, não sei de onde vinha a música, talvez de um bar ou de uma esplanada próxima; lembro‑me de um barco no canal, e dos sinos a tocarem, e do momento em que começava a nevar, e da rapariga a deixar cair o casaco que tinha sobre os ombros e a correr para os braços de um dos homens. Black Narcissus: Deborah Kerr vestida de freira, e o inesperado dos seus cabelos ruivos quando recordava, porque aquele lugar fazia recordar coisas; Kathleen Byron a tocar o sino do mosteiro na beira do precipício e a pintar os lábios na sua cela, a voltar de madrugada com um vestido vermelho e o cabelo molhado; e depois a luta final entre a jovem com o hábito branco e a jovem com o vestido vermelho, as nuvens lá em baixo, o mosteiro erguia‑se acima das nuvens”.