Cláudia Monteiro de Aguiar defende mais apoios para a banana da Madeira

banana
Foto DR

A Eurodeputada do PSD participou num encontro, em Estrasburgo, organizado pela Associação de Produtores da Banana Europeia. Na intervenção que proferiu, fez um apelo ao Comissário da Agricultura, ali presente,  para que se criem medidas de protecção ao sector, face às importações dos países da América Central, bem como solicitou apoios concretos na Política Agrícola Comum direccionados para as Bananas das Regiões Ultraperiféricas.

Cláudia Monteiro de Aguiar defendeu que “a produção de banana nas RUP Europeias tem custos laborais e energéticos acrescidos em comparação com os da América Central, a que acrescem custos de transporte bastante elevados para o centro da União Europeia, devendo ser adoptadas medidas de apoio aos produtores da banana ao abrigo da Política Agrícola Comum”.

A Banana Europeia enfrenta desafios sobretudo face a produtores de países terceiros da América Central que beneficiam do Acordo Comercial celebrado entre a UE e a Colômbia e o Perú a que se irá brevemente associar o Equador.

“Importa saliente que não é apenas importante proteger a banana Europeia face aos países da América Central, é também necessário que a Política Agrícola Comum adopte mais e melhores medidas positivas para reforçar e alavancar este sector estratégico para a economia das nossas Regiões Ultraperiféricas” frisou Cláudia Monteio de Aguiar na sua intervenção dirigida ao Comissário da Agricultura ali presente.

A Política Agrícola Comum (PAC) da UE é uma política dinâmica que tem sido adaptada aos desafios sucessivos com que a agricultura europeia se tem confrontado nos últimos anos, é necessário considerar a concorrência crescente dos mercados mundiais mas o objectivo deve centrar-se em como preservar e  manter zonas rurais prósperas em toda a UE.

Cláudia Monteiro de Aguiar defendeu ainda que “a PAC tem uma orientação específica para apoiar o rendimento dos agricultores em zonas com constrangimentos naturais específicos como são exemplo as Regiões Ultraperiféricas, creio pois que devemos olhar para estas Regiões e perceber que sendo parte integrante da União, devem ser adoptados medidas financeiras que apoiem os agricultores de banana. Não é um pedido de tratamento com mais ou menos apoios, é um tratamento justo e adequado.”

No evento estiveram presentes o Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, o Presidente do partido Popular Europeu, Joseph Daul e o Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos.