XIX Regata Internacional Canárias Madeira continuou ontem com o Troféu Optimist e arrematou com a Festa Branca

/LC/

Foto: Clube Naval
Foto: Clube Naval

Integrado no programa da XIX Regata Internacional Canárias – Madeira e com o objectivo de incentivar o gosto pela prática de vela e o intercâmbio cultural assente neste Evento -os mais jovens-, realizaram sexta e sábado o “Troféu Internacional de Optimist La Vie Funchal”.

Nesta competição de vela ligeira, que decorreu na Baía do Funchal, participaram 35 velejadores  de clubes náuticos das Canárias e da Madeira

Foram cumpridas ao longo dos dois dias 6 regatas com ventos médios, 7/10 nós a soprar de Oeste/Nordeste com um percurso montado na Baía do Funchal em frente ao Forte de S. Tiago.

No primeiro dia de competição os pequenos velejadores cumpriram as regatas com vaga desencontrada, vento Oeste /Nordeste o que obrigou  a Comissão de Regatas a alterar o campo de regata.

Foto: Clube Naval
Foto: Clube Naval

Este sábado, os concorrentes disputaram novamente 3 regatas mas desta vez com ventos limpos a soprar de Oeste entre 8/10 nós. A segunda regata do dia teve que ser anulada porque o campo foi atravessado por uma embarcação que não respeitou o aviso de navegação prejudicando o andamento dos pequenos Optimists.

Na primeira e terceira regata do dia o velejador espanhol Sergio Armas do Real Clube Náutica de Tenerife cortou a linha na primeira posição enquanto que na segunda foi terceiro classificado. Vicente Câmara da Associação Náutica da Madeira foi vencedor da segunda regata. No feminino Catarina Sousa também da Associação Náutica da Madeira foi a primeira velejadora a cortar a linha.

regata-canarias-madeira-2016-clube-naval-2

Recordamos que a Regata Internacional Canárias Madeira  já conta com XIX edições tendo largado da cidade de Arrecife na ilha Canária de Lanzarote na passada terça-feira, tendo os primeiros barcos chegado ao Funchal, na manhã de quinta-feira pelas 7h46; a embarcação madeirense Swing de José Augusto Araújo, foi a primeira a cortar a linha  vencendo o Troféu “Dr. Alivar Jones Cardoso”, seguido por duas embarcações canárias a apenas curtos 2 e 13 minutos de diferença, o que mostra o elevado nível competitivo desta regata após cerca de 291 milhas náuticas percorridas.

Este sábado, 10 de setembro  o CNF organizou a tradicional Festa Branca. Este evento da XIX Regata Internacional Canárias – Madeira, realizou-se na Sede Social Quinta Calaça, entre as 23h30 e as 04h00.

Assinalando o encerramento do verão de todos os Funchalenses, os visitantes puderam desfrutar da atuação ao vivo de uma banda que apresentou os grandes hits da década de 80 e 90. Cristina Barbosa – uma das grandes divas regionais, acompanhada pela sua banda, animou a público presente a partir da 00h30. Os reputados DJ’s Phill.Me e Celso Velosa (Rádio Clube) encerrara esta emblemática celebração funchalense.

Foto: Clube Naval
Foto: Clube Naval

Classificações Finais

ORC 1

SWING  – Jose Augusto Araujo

 SORONDONGO IV – Miguel Angel Armas

LOLA TRES – Rafael Lasso

ORC 2

ANTIGUA CRAIOVA – Ye Cabrera Morales

FERRER Y GARCIA – Jose D. Garcia

MUYAY – Aureliano D. Negrin

ORC 3 

ALTAMAR 1 – Paco Curbelo

PIONENE – Miguel Perez

MATADOR – Cristobal Amador

ORC 4

CANDELA C – Luis Cabrera

RED RUTH – Peter Baxter

ALF – Francisco Rosa

OPEN 1

DREAM – Pedro Cruz Afonso

FELIPEVA IV – Ramon Naranjo

ALAMINOS – Antonio Marquez

OPEN 2

ATLANTIS III – Gregorio Bienes

LARACHE – Francisco Rodriguez

SOLIMAR – Arturo Miranda