Reino Unido avança com muro em Calais para travar imigrantes e refugiados

/LC/

Campo de refugiados em Calais Foto: REUTERS/Charles Platiau
Campo de refugiados em Calais Foto: REUTERS/Charles Platiau

O Reino Unido vai construir um muro em Calais, França, na mais recente tentativa de impedir refugiados e imigrantes de chegarem ao país.

Segundo informações do jornal inglês “The Guardian”, a construção de quatro metros de altura e um quilómetro de extensão, terá um custo de 1,9 milhão de libras e será feita dos dois lados da principal estrada de acesso ao porto, conhecida como Rocade.

 O objetivo é proteger os caminhões que circulam por essa via dos migrantes, que têm usado pedras, carrinhos de compra e até mesmo troncos de árvores para tentar parar os veículos e subir a bordo.

O ministro da imigração do Reino Unido, Robert Goodwill, confirmou a obra, como parte de um pacote anglo-francês de 17 milhões de libras de medidas de segurança, para aumentar as precauções no porto local.

“As pessoas ainda estão a chegar”, disse o ministro. “Nós fizemos as cercas. Agora estamos a fazer a parede”, afirmou Goodwill ao comitê de assuntos internos. A expetativa é que o muro esteja concluído até o final do ano.

Fonte: Exame