Peregrinos fazem caminhada a pé Funchal-Machico em nome do Senhor dos Milagres

milagres3
Foto in turismo cultural netmadeira.

É uma iniciativa arrojada movida pela fé individual. Um grupo de madeirenses está a organizar uma peregrinação entre Funchal-Machico, para participar na Procissão do Senhor dos Milagres, a 8 de outubro.

Paula Garrido, uma das proprietárias de uma unidade de restauração desta cidade (“Cocas”), já fez o mesmo percurso com outra amiga, no ano passado, e quer repetir a experiência, desta feita em grupo. Por isso, está a mobilizar um grupo para uma caminhada religiosa de quatro horas, do Funchal até Machico, com participação posterior na Procissão do Senhor dos Milagres, pelas 20 horas do mesmo dia. O regresso será naturalmente feito em autocarro ou viaturas particulares.

Tradição sempre atual

A devoção ao Senhor dos Milagres é das principais tradições religiosas da Madeira que anualmente faz rumar até Machico centenas de católicos que gostam de participar na procissão e celebração litúrgica, na Capela do Senhor dos Milagres.

Os peregrinos saem pelas 10h00 do dia 8 de outubro dos jardins do Campo da Barca – ponto de concentração –  e farão o exigente percurso pela antiga Estrada Regional, subindo São Gonçalo, Cancela, Assomada, até ao centro de Machico. Estão a ser preparadas t-shirts identificativas do grupo e estão abertas as inscrições para esta peregrinação, devendo os contactos serem feitos para Paula Garrido (965845426). Também serão contactadas instituições no sentido de dar apoio aos caminhantes, em nome da respetiva segurança.

No dia 9 de outubro, é a festa propriamente dita, igualmente participada por muitos cristãos quer da Madeira quer do exterior. A devoção ao Senhor dos Milagres perde-se no tempo.

A Festa do Senhor dos Milagres evoca a aluvião ocorrida no dia 9 de Outubro de 1803, que destruiu a Capela onde se encontrava a imagem dos Senhor dos Milagres, arrastada para o mar. Segundo os dados históricos, três dias depois, eis que a imagem apareceu e foi posteriormente entregue na Sé do Funchal.
Em 1813, a imagem regressou à Capela do Senhor dos Milagres, em Machico.

As celebrações religiosas serão orientadas pelo pároco local, cónego Manuel Martins.

milagres2