Veja quem respondeu à chamada para o jantar solidário nos jardins da Quinta Magnólia

solid1
Fotos DR.

As adversidades têm sido grandes a ensombrar a Madeira mas os madeirenses têm sabido mostrar que, na hora certa, estão de mãos dadas. Não se trata da caridadezinha ocasional ou para a fotografia mas de responder a um apelo coletivo em nome do bem comum.

Na noite de ontem, o jantar solidário custava 10 euros e as portas estavam abertas a quem viesse de boa vontade. E foram muitos. Julga-se que mais de três mil pessoas responderam a este chamamento.

solid8As instituições particulares de solidariedade social mobilizaram-se e deixaram de lado as suas especificidades e quiçá diferenças de opinião. Dinamizaram na Quinta Magnólia um jantar solidário para que o público pudesse contribuir na ajuda aos desalojados dos incêndios, estes sim, o rosto visível da tragédia. Outros a guardar mágoas na solidão das suas residências mais fragilizadas pelos sinistros. Sequelas de um tempo hostil que só ele, o tempo, se encarregará de mitigar.

solid3A população respondeu em força. Anónimos, voluntários, operacionais treinados para o socorro, governantes e demais figuras públicas. É certo que lá estava o jet set político regional e algum nacional. Marcelo Rebelo de Sousa a abrilhantar a mesa e a humanizar os discursos, por si só, era o principal chamariz. Tudo ajudou nesta adesão pública, a bem de uma causa que se quer suprapartidária porque tem o rosto da solidariedade. Outros tantos não estiveram na Quinta Magnólia mas estão de coração e alma com as vítimas, à sua maneira e tantas vezes deixando os seus braços e contributos discretos, mas firmes e regulares, às instituições, sem fotografias…

A onda de entreajuda continua, incendiada pelos afetos do Presidente da República e demais entidades. O FN quer acreditar que, daqui a uns largos meses, este espírito permaneça e não se esgote no mediatismo de iniciativas que depois, quais fogachos, todos esquecem e as vítimas sejam entregues  à muralha da burocracia.

solid2Os jardins da bonita Quinta Magnólia, até hoje descurados, à espera de uma intervenção condigna que reabilite este espaço emblemático da cidade, ganharam, ontem à noite outra vivacidade. Fez-se festa e também, é bom que se diga, já é tempo de os sorrisos suplantarem as amarguras.

solid5

solid7

solid4