Câmara do Funchal abre canal a empresas que queiram ajudar vítimas dos incêndios

Funchal câmara autarquia  largo colégio municípioO Gabinete de Apoio à Recuperação do Funchal está a operacionalizar um canal no site oficial do Município, de maneira a que todas as empresas interessadas possam ajudar as vítimas dos incêndios que assolaram o Funchal.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia sublinha que o canal fica associado à temática Funchal Solidário, que começou por ser uma conta criada pelo Município para ajuda às vítimas, mas que vai evoluir agora para uma plataforma na qual as empresas interessadas poderão registar-se (ver formulário), tornando assim público o seu apoio, consoante a sua área de atuação.

Este apoio poderá efetivar-se de várias formas, desde a concessão de materiais de construção até aos mais variados descontos, por exemplo, e advém da própria vontade manifestada por parte de várias empresas regionais e nacionais em apoiar as vítimas dos incêndios.

A autarquia considera tratar-se de uma possibilidade benéfica para ambas as partes, pois enquadra-se na política social das empresas, além de resultar, naturalmente, num importante apoio às pessoas em causa.

As empresas que se associarem ao projeto passam a beneficiar de uma redução do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC), uma vez que está prevista uma majoração de 40% do respetivo total, estando em causa donativos que se destinam a fins de caráter social.

A lista das empresas solidárias será publicada em breve e divulgada no próprio site da autarquia, com os visados a poderem aceder aos benefícios apresentados por cada uma delas.

O Município compromete-se a confirmar, junto das empresas registadas, a confirmação dos dados de cada requerente, de modo a evitar quaisquer usos abusivos.

A CMF salienta que, neste primeiro momento, o objetivo é estimular o registo das empresas, reforçar a ideia de que todas elas podem ajudar, à sua maneira, famílias que, nalguns casos, perderam tudo e, finalmente, começar a divulgar desde já este canal junto do público, para que a sua operacionalização possa ser mais eficaz quando entrar em prática.