Arraiais vão animar último domingo de agosto

festas novasPara quem gosta de arraiais este fim de semana é o ideal para o efeito, pois em onze paróquias da Madeira e Porto Santo vão decorrer festas, algumas com muita tradição, como é a que terá lugar no Curral das Freiras. É em honra de Nossa Senhora do Livramento, a padroeira daquela paróquia do Arciprestado do Funchal.
Onde quer que se encontrem, quer seja na sua terra natal ou em países de emigração, os naturais do Curral das Freiras mantêm viva a sua devoção a Nossa Senhora do Livramento que, na grande maioria das situações os têm livrado de muitos problemas. Daí que a festa, que se efetua sempre no último domingo do mês de agosto, seja viva de forma muito entusiasmada tanto pelos locais como por muita gente de diversas freguesias.
O «arraial do Curral» como é conhecido integra-se na lista dos grandes arraiais madeirenses e faz atrair na noite de sábado para domingo milhares de pessoas ao centro da freguesia do Curral das Freiras.
Amanhã, domingo, também vão ser celebradas festas do Santíssimo Sacramento nas paróquias de Machico, Amparo (na freguesia da Ponta do Pargo), São Vicente e Camacha.
Nesta paróquia na noite de sábado realizar-se-á o tradicional «cortejo do fogo», este ano apenas a nível simbólico, por não ser permitido o uso de fogos. É costume no final da véspera da festa do Santíssimo Sacramento na Camacha, serem queimados os bonecos de fogo num espetáculo pirotécnico muito apreciado.
Na segunda-feira, dia 29 de agosto, a Camacha vai celebrar a festa do Imaculado Coração de Maria.
Machico reavive na noite deste sábado a tradição dos fachos. Serão acessos nas montanhas daquela freguesia hoje às 21 horas.
No Porto Santo a festa será em louvor de Nossa Senhor da Piedade e terá lugar na igreja situada no centro daquela Ilha.
Celebrando São Francisco Xavier estará a paróquia com aquele denominação na freguesia da Calheta e na igreja da Encarnação (Estreito de Câmara de Lobos) será celebrada a festa de Nossa Senhora da Encarnação que também é a padroeira da Ribeira da Janela.
A festa que se realizará neste fim de semana é vivida com muita intensidade pela população daquela freguesia e pelos muitos emigrantes que nesta época do ano estão na Madeira em tempo de férias.
A capela da Ajuda, situada na freguesia de São Martinho acolhe a festa em honra de Nossa Senhora da Ajuda.
Celebrando a festa de Nossa Senhora do Amparo estará neste último sábado de agosto a paróquia do Amparo, localizada na freguesia da Ponta do Pargo.
São Roque, o padroeiro de duas paróquias madeirenses, será celebrado festivamente hoje e amanhã na freguesia de São Roque do Faila
Muita animação está programada para estas festas que continuam a ser motivo de fé manifestada nas celebrações religiosas e nas procissões e de convívio para milhares de pessoas.