O vereador municipal do CDS-PP apresentou ontem, na reunião da Câmara Municipal do Funchal, oito votos de louvor a diversas entidades que prestaram o socorro durante o combate aos incêndios na Madeira. A saber: Instituições de Solidariedade Social, Bombeiros, Profissionais da Proteção Civil nacional, incluindo Açores, Cruz Vermelha, Forças Armadas, PSP, GNR e Corpo de Polícia Florestal.
José Manuel Rodrigues justificou o louvor público, extensível aos anónimos, “pelo trabalho efectuado nos primeiros socorros e auxílios às populações do Funchal e pelo apoio que continuam a dar ao realojamento e restabelecimento das famílias atingidas pelos fogos de 8, 9, 10 e 11 e Agosto de 2016”.
Na perspetiva do vereador, “os incêndios de 8, 9, 10 e 11 de Agosto de 2016 puseram à prova a capacidade dos funchalenses para fazer face a tamanha adversidade. O fogo devastou vastas áreas florestais e atingiu as freguesias altas de São Roque, Monte e Santo António, mas, também, a malha urbana de São Gonçalo, Santa Luzia, Santa Maria Maior e São Pedro, em pleno centro da Cidade. O balanço é trágico: 3 mortos; centenas de feridos; 208 edifícios públicos e privados (inclui habitações e empresas) afectados, destes 105 estão totalmente destruídos e 103 apresentam danos parciais; prejuízos materiais elevados em infraestruturas municipais e custos ambientais incalculáveis. Este balanço só não é mais trágico porque a população da Cidade reagiu com uma enorme Coragem e porque as forças de socorro e de emergência revelaram mais uma vez uma extraordinária capacidade de sacrifício e de entrega, combatendo dia e noite as chamas incontroláveis”.