JPP questiona falhas na Protecção Civil

jpp

Os deputados do Juntos pelo Povo (JPP) visitaram hoje algumas das zonas afectadas pelos incêndios que assolaram recentemente o Funchal.

Perante um cenário de destruição, o deputado Élvio Sousa salientou a necessidade de colocar em prática um processo de recuperação “rápido e célere”, para que os desalojados possam regressar às suas habitações: “É importante dar início a este processo dentro de duas a três semanas”, disse.

O JPP dá conta de que tem recebido vários apelos e contribuições das comunidades portuguesas na Europa e também vai ajudar neste processo de recuperação.

Quanto à actuação da Protecção Civil, o JPP considera que houve “falhas de extrema gravidade e ficou demasiadamente óbvio que, apesar do esforço estóico dos bombeiros, dos guardas florestais, militares, PSP, GNR, cidadãos voluntários, os meios existentes na Região são escassos para a dimensão da calamidade”.

Por tudo isto, o JPP “pondera requerer uma comissão de inquérito parlamentar sobre a actuação da Protecção civil”. Élvio Sousa entende mesmo que perante o recente desempenho da Protecção Civil “esta perdeu a confiança do povo madeirense”, num processo idêntico ao que sucedeu há quatro anos em Santa Cruz.

“Infelizmente temos um governo regional mais preocupado com questões secundárias, do que com a realidade dos factos”, concluiu o deputado do JPP.