Tempo quente e aumento da intensidade do vento nos próximos dias

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

Continua ativo um fogo no concelho da Calheta, cujo combate está ser acompanhado por 77 operacionais.

O fogo em mato lavra nas zonas da Maloeira, Fonte do Bispo e ER 110, de acordo com o último relatório da Proteção Civil.

Em comunicado, é dado conta das revisões meteorológicas previstas para as próximas horas.

Até ao dia 14 (domingo) prevê-se a continuação de dias quentes na costa sul da ilha da Madeira, com temperaturas máximas da ordem dos 29/31 ºC e na costa norte, regiões montanhosas e em Porto Santo as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 25/26 ºC.

As temperaturas mínimas nas regiões costeiras deverão variar entre 20 e 22 ºC e nas regiões montanhosas entre 14 e 17 ºC. Nas regiões montanhosas, a humidade relativa poderá ser temporariamente baixa, com valores inferiores a 30%.

A partir do final da tarde do dia 13 (sábado) prevê-se, em geral, um aumento da intensidade do vento para classes de moderado (20 a 30 km/h) e moderado a forte (30 a 40 km/h) nas regiões montanhosas, nas pontas leste e oeste da Madeira e em Porto Santo. Esta situação, relativa à intensidade do vento, deverá manter-se até ao fim da manhã do dia 16 (terça-feira).

O rumo predominante no Arquipélago da Madeira, definido pela circulação geral, será predominante de Norte / Nordeste.

Diz a Proteção Civil que as condições meteorológicas previstas para os próximos 5 dias se enquadram nas condições climatológicas típicas do Arquipélago da Madeira, para esta época do ano.