Programa “Atlântida” de viagem para a maior cidade do Canadá

Toronto canadáA equipa do programa “Atlântida”, da RTP-Madeira, está de malas prontas para uma semana de contactos e gravações na cidade de Toronto, Canadá. Na bagagem, os profissionais do canal de televisão regional levam a saudade e o propósito de encurtar distâncias entre madeirenses.

Durante oito dias, um dos mais antigos programas da grelha da RTP (Madeira e Açores) irá sentir o pulsar da comunidade portuguesa, e em especial a madeirense, radicada em terras canadianas, contactando emigrantes, instituições e autoridades, sem esquecer a grande festa de Nossa Senhora do Monte.

Será a sétima deslocação internacional do “Atlântida” com o objetivo de aproximar a Região à diáspora, algo que constitui um marco assinalável em termos de serviço público prestado pelo canal televisivo.

O convite partiu, desta feita, da Casa da Madeira em Toronto, na pessoa do seu presidente, Rick Coelho.

O programa “Atlântida”, a ser emitido a 27 de agosto, mostrará diversas facetas da vida da comunidade portuguesa radicada na maior cidade do Canadá.

Com chegada a Toronto marcada para esta próxima segunda feira, a equipa tem já agendados contactos com várias personalidades, algumas delas de ascendência portuguesa, sendo de destacar as entrevistas com Charles Sousa, ministro das Finanças da província de Ontário, com a vereadora da Câmara Municipal de Toronto, Ana Bailão, e com a deputada Cristina Martins.

A RTP-M irá também conversar com Franco Alvarez, o proprietário e diretor do canal de televisão português FPTV, órgão que, por altura da catástrofe do 20 de fevereiro, conseguiu angariar o maior donativo a ser enviado pelas comunidades emigrantes em auxílio à Região.

Nos dias 10 e 11 de agosto, o programa irá ainda conhecer a ação do Union Local 183, um dos mais importantes sindicatos de Toronto, e o comércio local em Mississauga, sector que congrega a maior parte da comunidade madeirense.

atlantida RTP-M Ângela Morna Duarte Rebolo

E porque a tónica do programa passará por “Levar a saudade”, será dada especial atenção aos emigrantes de primeira geração, os mais velhos, cujas memórias se repartem pela ilha do coração e o novo país de acolhimento.

De 13 a 15 de agosto, o “Atlântida” estará presente na Festa de Nossa Senhora do Monte, registando o pulsar de uma festividade que, através das comunidades emigrantes, ultrapassa os limites geográficos da Região. Também em Toronto são aos milhares os que anualmente procuram reviver o sentir da devoção e do arraial ilhéus.

Na organização e logística desta deslocação, a RTP-M contou com a colaboração de Gonçalo Nuno Santos, do gabinete de Sérgio Marques, e de Bernardete Gouveia, do Casa da Madeira em Toronto.

A equipa do “Atlântida” é constituída por Ângela Morna (produtora), Duarte Rebolo (apresentador), Paulo Gouveia (realizador) e Marco Carvalho (operador de câmara).

A deslocação a Toronto termina a 17 de agosto, mas a produção está já a projetar uma oitava deslocação. Depois de Inglaterra, Venezuela, África do Sul – ainda com Maria Aurora – e mais recentemente Jersey, Austrália e Estados Unidos, o “Atlântida” vê com todo o interesse uma visita à comunidade portuguesa radicada no Brasil.