O Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras partiu esta semana para Guimarães, onde vai estar até dia 10 de agosto a participar nas “Festas da Cidade e Gualterianas 2016”, que completam este ano 110 anos de existência.
O grupo mais antigo do Concelho de Câmara de Lobos constituído por 30 elementos, tem o seu momento alto hoje, subindo ao palco no Largo do Toural onde vai decorrer o Festival Internacional de Folclore. Esta iniciativa inserida nas festividades da cidade, inicia-se por volta das 21:30 e conta com a participação de cinco grupos, dos quais um vindo da Eslováquia.
Para a direção da Casa do Povo do Curral das Freiras, “considera-se de grande importância, este tipo de intercâmbios pois permite uma ampla troca de informações, com grupos nacionais e internacionais, permitindo o enriquecimento cultural”. O Presidente da coletividade Eugénio Vasconcelos salienta ainda que, “o folclore é elemento fundamental na formação cultural, constituindo parte integrante do legado cultural e da cultura viva, sendo um meio de aproximação entre os povos permitindo a afirmação da sua identidade cultural, daí o apoio continuar a ser incondicional para este tipo de iniciativas,”.