Festa da Espada arranca com restaurantes cheios e Presidente a provar poncha

espada1O ambiente é de festa em Câmara de Lobos. Arrancou esta sexta feira a Festa Gastronómica do Peixe Espada Preto, um evento que durante os próximos três dias vai fazer daquela localidade piscatória o centro da boa mesa e da animação. Miguel Albuquerque visitou o espaço e provou da famosa poncha.

espada2Ao final da tarde, ao colorido das ruas e praças de Câmara de Lobos juntava-se já o burburinho dos muitos visitantes e a música das bandas e fanfarras ao despique.

espada3Restaurantes e barracas de comes e bebes apresentavam movimento considerável à hora em que a temperatura dava algumas tréguas e a esplanada convidava a um princípio de noite bem acompanhado de petiscos e pratos da festa.

esapda4Nos cinco restaurantes instalados na zona do parque de estacionamento, o peixe espada preto faz as honras da casa, com nomes e sabores sugestivos. Espada com amêndoa estava no topo dos pedidos à hora em que as entidades oficiais visitavam o espaço.

espada5A comitiva, composta pelo Presidente do Governo Regional, Secretário Regional da Agricultura e das Pescas e autarcas anfitriões, abriu oficialmente as festividades, percorreram os diversos espaços por onde acontece o arraial, contactando empresários, locais e turistas. O FN foi encontrar o grupo em animada cavaqueira num dos pubs da cidade, saboreando a famosa poncha, especialidade da zona.

espada6Miguel Albuquerque foi um governante informal, de fato, mas sem gravata, distribuindo sorrisos e posando para fotografias. Uma forma de mostrar que os madeirenses são exímios na arte de bem receber.

Dentro de dias parte para umas merecidas férias de doze dias no Porto Santo, local privilegiado para retemperar forças com a família agora alargada com o nascimento da pequena Frederica. Interrupções só para a Festa do Monte, onde faz questão de estar presente.

Quanto ao Dia da Cidade, a 21 de agosto, Miguel Albuquerque já conta com várias cerimónias à conta do seu currículo como presidente da Câmara do Funchal. Vai, por isso, fazer-se representar por outro membro do Executivo.

A Festa gastronómica do Peixe Espada Preto decorre há alguns anos, mas só nos últimos três é que assumiu protagonismo próprio, separando-se das festividades em honra de São Pedro.

espada7A Junta de Freguesia de Câmara de Lobos, a entidade promotora, considera que a aposta está mais que ganha. Celso Bettencourt confessava ao FN a sua satisfação com as perspetivas de casa de cheia de mais uma edição que pretende tanto homenagear os homens do mar, heróis na difícil faina da captura desta espécie, como estimular a economia da localidade, aproveitando o período de férias e a chegada dos emigrantes.

espada8Sem recear a concorrência do rali Vinho Madeira e da festa dos Lameiros, em São Vicente, o edil mostrou-se confiante no trabalho de promoção em torno do evento que, este ano, apresenta novas abordagens de marketing e imagem, através de logótipo apelativo e venda de T-shirts e acessórios.

A animação ao longo do fim de semana será feita pela “prata da casa”, algo que só acrescenta valor ao evento, conforme sublinha o presidente da Junta. A partir desta sexta, há uma exposição em homenagem aos pescadores e as eliminatórias e final do concurso de culinária “Na rota da espada”.

espada9Franco, Pedro e Diogo Garcia, Orquestra Vasco & Amigios, Roni de Melo, Nova Onda e Stardust Acoustic Project são alguns dos artistas que vão garantir música e espetáculo. O humor subirá ao palco, no pelas 22 horas de domingo, pela mãos dos 4Litro.