Ovelhas passeiam-se no Montado do Pereiro alheias às polémicas

montado 1
Fotos Rosário Martins

O gado na serra tem alimentado polémicas acaloradas que duram anos. Ainda assim, o gado faz-se passear pela serra, constituindo mesmo uma atração para todos aqueles que demandam a natureza neste tempo estival.

Ali mesmo, no Montado do Pereiro, é ver as ovelhas, novas e menos novas, numa passeata habitual, indiferentes aos olhares curiosos da população, que aproveita para disparar as fotos.

montado2É preciso salientar que este gado não pasta de forma selvática nas belas serras da Madeira, pois está circunscrito a determinadas áreas e regras. E não deixa de emprestar ainda mais bucolismo a uma paisagem já de si muito atrativa.

Circulam de um lado para outro, de forma pacífica e tranquila, e até atravessam as tendas de campismo dos escoteiros que passam uns dias no Montado do Pereiro.

montaco 4

É ainda de salientar os cuidados que a população já revela na serra, no sentido de recolher os lixos e apagarem as fogueiras ateadas para a tradicional espetada. Muito se tem evoluído a este nível, embora seja necessário continuar a sensibilizar todos para a imprescindível consciência ambiental.