Corveta afundada amanhã no Porto Santo

corveta2O Presidente do Governo Regional desloca-se ao Porto Santo, esta quarta-feira, dia 13, pelas 13:00, para assistir ao afundamento da Corveta Pereira D’Eça, navio cedido pelo Governo da República Portuguesa à Região Autónoma da Madeira.

O Representante da República para a R.A.M., Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto também assiste ao afundamento a bordo de uma embarcação da Marinha Portuguesa.

A concretização da instalação de um recife artificial no Porto Santo, mediante o afundamento da Corveta, foi precedida da realização dos estudos técnicos e ambientais inerentes à concretização deste tipo de operação.

Após o afundamento, os primeiros mergulhos só serão autorizados, assim que terminarem os trabalhos de estabilização do navio no fundo do oceano, e após uma verificação minuciosa da Marinha Portuguesa. A estabilização da Corveta Pereira D’Eça será efetuada recorrendo a dois ferros e duas poitas, colocadas à proa e avante, cada uma com sete toneladas.

O local selecionado para a implantação do recife artificial situa-se na zona costeira da ilha do Porto Santo, entre o Porto de Abrigo, a Oeste, e o Ilhéu de Cima, a Leste, na Área Marinha Protegida deste ilhéu, pertencente à Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo, entre as batimétricas dos 28 e dos 30 metros de profundidade, assente sobre uma área de substrato arenoso entre as seguintes posições geográficas: proa (33º 02,778’N 016º 18,118’W); popa (33º 02,880’N 016º 18,016’W); posição de meio navio (33º 02,827’N 016º 18,056’W).”

Scuba Diving satisfeito

Com o objetivo de promover o turismo subaquático da Madeira e de dar a conhecer um destino paradisíaco para o mergulho, ao projeto Scuba Diving vai juntar-se mais um polo de atração de mergulho. Com o afundamento da Corveta General Pereira d’Eça, no próximo dia 13 de julho, às 13h00, Porto Santo vai albergar um recife artificial, onde estão preparados 40 sítios para monitorização de espécies.

O Scuba Diving é uma parceria entre a Associação de Promoção da Madeira e os hotéis com centro de mergulho nas Ilhas da Madeira e Porto Santo, sendo o Vila Baleira Resort um dos hotéis pioneiros da iniciativa: o centro de mergulho do resort, o Rhea Dive, com certificados PADI, SSI e DDI, está preparado para dar todo o apoio necessário a quem quer mergulhar, seja qual for o nível de experiência do mergulhador.

Através do projeto Scuba Diving Madeira – www.scubadivingmadeira.com – os mergulhadores têm todo o acompanhamento necessário, desde cursos de mergulho para qualquer nível, batismos de mergulho, identificação dos diferentes spots (mais de 30) e todo o equipamento necessário.