Programa de Modernização Administrativa e Interoperabilidade Semântica

/LC/

allende-palacio-moneda-001

A Direção Regional da Administração Pública e da Modernização Administrativa (DRAPMA) aderiu, a 24 de junho do corrente ano, ao “Programa de Modernização Administrativa e Interoperabilidade Semântica” (PAEIS), coordenada pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas do Ministério da Cultura.

A DRAPMA participa como representante da Administração Regional Autónoma na Comissão Executiva do projeto PAEIS, na qual fazem parte cerca de 60 entidades aderentes a nível da administração central, local e das Regiões Autónomas.

O objetivo desta adesão consiste em implementar instrumentos fundamentais para a interoperabilidade como a “Macroestrutura Funcional do Estado” (MEF), a “Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística” (ASIA) e a “Metainformação para a Interoperabilidade” (MIP) na Administração Regional Autónoma, a aplicar transversalmente em sistemas de informação governamentais.

Decorrente desta adesão, a DRAPMA encontra-se a preparar um conjunto de iniciativas para a modernização administrativa no âmbito da Governança de Informação.

Para mais informações, consulte a página institucional da DGLAB em:http://arquivos.dglab.gov.pt/programas-e-projectos/modernizacao-administrativa/macroestrutura-funcional-mef