Acervo de José Pereira da Costa divulgado em mostra documental

arquivo

O acervo do historiador e arquivista José Pereira da Costa, já falecido, vai ser divulgado pelo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) através de uma exposição documental. A mostra abre ao público amanhã, 7 de Julho, na sala de leitura. José Pereira da Costa foi director do Arquivo Distrital do Funchal entre 1955 e 1966, e da Torre do Tombo, em Lisboa.

O fundo privado José Pereira da Costa e Clara Pereira da Costa foi doado ao Arquivo Regional em 2010 e inventariado em 2015, refere uma nota.

Este fundo, disponível para consulta, apresenta uma grande diversidade documental (cartas, fotografias, manuscritos de livros, artigos e discursos, recortes de imprensa, documentos de identificação, fichas temáticas, postais e cartões, apontamentos e notas pessoais manuscritos, plantas, entre outros), bem como uma multiplicidade de suportes (papel, negativos, diapositivos, cassetes áudio e vídeo, microfilmes, disquetes e discos compactos). O espólio possui documentação reunida ao longo da vida do casal José e Clara Pereira da Costa, não só da vida pessoal e familiar mas também da actividade profissional e associativa.

O conjunto documental em causa tem particular interesse para o ABM, uma vez que José Pereira da Costa, além de ter sido director do Arquivo Nacional Torre do Tombo durante 22 anos (1966-1988), foi também director do Arquivo Distrital do Funchal entre 1955 e 1996.

A mostra documental, que visa não só divulgar o inventário na sala de leitura do Arquivo, mas sobretudo homenagear Pereira da Costa, director do Arquivo Distrital do Funchal durante mais de uma década, estará patente ao público até 30 de Setembro.