
O “Desfile da Primavera Sempre” volta a reunir utentes de lares e centros de dia em torno da moda, da música e da ecologia. Com a novidade de apresentar-se em plena baixa do Funchal, na Praça do Povo.
O evento está marcado para a próxima segunda feira, 4 de julho, a partir das 14h30. Promete aliar o entretenimento à criatividade e o convívio intergeracional à multiculturalidade, dando corpo à declaração da Unesco que elegeu 2016 como Ano Internacional do Entendimento Global.
Subordinada ao tema “Primavera no Mundo”, a 15ª edição tem a particularidade de apresentar-se fora de portas, optando pela nova centralidade da Praça do Povo. Pela primeira vez, o desfile de moda ultrapassará os limites do Estabelecimento da Bela Vista, a instituição pioneira, trazendo para um espaço público e de grande visibilidade todo o trabalho que se tem desenvolvido ao longo dos últimos catorze anos junto da população sénior.
Para além dos lares e dos centros de dia, a iniciativa deste ano será também uma estreia para os utentes dos centros de atividades ocupacionais (CAO).
Tratando-se de um evento temático alusivo à primavera, os grupos participantes prometem surpreender na imaginação e animação. “No meu tempo é que era bom”, “De papel”, “Musical”, “Do futuro”, “Colorida”, “Dos quatro elementos da natureza”, “Intergeracional”, “Da Sétima Arte”, “Envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações”, ”Histórias com tradição”, “Do Romantismo” e “Das Flores” são os temas com que se apresentam no “Desfile da Primavera Sempre 2016”, um evento organizado pela Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais.
Na passerelle, irão desfilar as propostas mais arrojadas e criativas. Para além do design e da elegância, a conceção dos fatos apresenta igualmente uma preocupação ambiental, através da utilização de materiais recicláveis.
No final da passagem de modelos, haverá lugar à eleição da “Miss” e “Mister Primavera”, bem como à atribuição de títulos igualmente disputados como a miss e mister simpatia, ecologia e ainda o melhor grupo.
A organização contará com a participação de um júri, cuja composição tem variado ao longo dos anos, existindo a preocupação de envolver a comunicação social, a criação de moda e a gerontologia.
E porque “a primavera vai e volta sempre”, serão recordados alguns dos melhores fatos de edições anteriores.
Este ano, a organização promete um evento de maior impacto e visibilidade, evidenciando que, independentemente da idade, onde houver vontade, será “primavera sempre”.

A primeira edição do “Desfile de Primavera” realizou-se em 2002, assumindo-se como um momento de lúdico e de convívio interinstitucional ao ar livre, organizado pelo serviço de ocupação e animação do Estabelecimento Bela Vista (EBV).
Rapidamente, esta iniciativa passou a merecer elevada e entusiástica adesão, quer pelos momentos de convívio, alegria e prazer que proporciona, quer pela estimulação da criatividade, capacidade de improvisação, valorização da autoestima dos idosos e o espírito de competição.
O evento passou a realizar-se anualmente, integrado nas comemorações da Segurança Social que ocorrem durante o mês de maio.
Os participantes têm sido, tradicionalmente, os seis estabelecimentos residenciais oficiais (Santa Isabel, Vale Formoso, Santa Teresinha, N. Sra. Do Bom Caminho, Ilhéu e Bela Vista) e duas instituições convidadas – Hospício Princesa D. Maria Amélia e Santa Casa da Misericórdia de Machico.