A eurodeputada Liliana Rodrigues presidiu hoje à sessão de abertura da Conferência Anual da European Association for the Education of Adults, um evento que registou a presença de mais de cem de organizações de vários países europeus, entre os quais Portugal, e que este ano teve como tema a “Inovação na Educação de Adultos Europeia”.
Segundo uma nota do gabinete da eurodeputada, Liliana Rodrigues começou por fazer uma análise do actual panorama da educação de adultos na Europa, apontando o muito que já foi feito e o que ainda há a fazer, e salientando que “a educação de adultos é crucial quando pensamos em potencializar a empregabilidade e a competitividade, mas também no que respeita à inclusão social, à cidadania activa e responsável e ao desenvolvimento pessoal”.
“De uma melhor educação”, prosseguiu, “resulta a melhoria da qualidade de vida das populações. Daí que seja prioritário proporcionar aos adultos europeus uma educação de qualidade que se prolongue na vida, principalmente aos que partem em desvantagem numa Europa competitiva. A questão que temos de nos colocar é a de saber que tipo de cidadãos pretendemos formar, tendo consciência de que a educação é sempre um instrumento ideológico que tanto serve para escravizar como para nos libertar”.
No mesmo dia, a deputada socialista integrou a sessão de homenagem a José Mariano Gago que decorreu no Parlamento Europeu. Subordinada ao tema ‘Science and Europe’, esta sessão contou com dois painéis de discussão, o primeiro dedicado à necessidade de uma política comum para a ciência e o segundo à Europa enquanto sociedade baseada no conhecimento.
Estiveram presentes convidados nacionais e internacionais, destacando-se Carlos Moedas, comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Alexandre Quintanilha, membro do parlamento português e antigo director do Instituto de Biologia Molecular e Celular, entre muitos outros representantes de várias instituições europeias ligadas à ciência e à investigação. Liliana Rodrigues recordou então “a importância da visão estratégica de Mariano Gago para o ensino superior português, uma visão assente na importância da internacionalização e das parcerias que contribuiu para o renovar da confiança no ensino superior”.
Por outro lado, sublinhou que Mariano Gago sempre demonstrou um carinho especial pela Universidade da Madeira, a qual, referiu, muito lhe deve, tendo apoiado aquele estabelecimento de ensino superior numa altura de grandes mudanças.
“Temos a responsabilidade de aproveitar o seu legado e avançar. Como nos lembrou hoje Alexandre Quintanilha citando Mariano Gago: – Be a thinker (Sê um pensador)”, exortou.
Liliana Rodrigues aproveitou ainda a ocasião para trocar algumas ideias com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a propósito da integração dos migrantes no ensino superior português.