
O Grupo Danças das Espadas da Associação Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova comemora Hoje, dia 29 de Junho 2016, o seu décimo sexto aniversário e a sua décima sétima presença consecutiva no arraial de São Pedro da Ribeira Brava.
Constituído por sete dançarinos e três músicos, o grupo tem como tradição participar na Procissão de S. Pedro (que precede a Missa Solene deste dia, a ter lugar às 17:00 horas na Igreja matriz da localidade) que percorre as ruas da Ribeira Brava.
No final da mesma, e após finalização dos serviços religiosos, será tempo para a Dança Das Espadas, no átrio da Igreja, como é tradição.
Como nota curiosa, o grupo Dança das Espadas participa assiduamente no citado arraial desde o ano de 2000, e, desde a primeira hora até à data, sempre como forma voluntária e não como artistas pagos.
Pretende-se manter a tradição, de uma dança que persiste ao longo do tempo e que só é executada na região , no dia 29 de Junho, unicamente na Festa de S. Pedro da Ribeira Brava.
Foi criado no seio do grupo o espírito de responsabilidade de manter esta representação ancestral, única e exclusivamente como um bem patrimonial-imaterial da Região, mantendo-se fiel à sua história.